Hub Plural | blog | 5 dicas de como lidar com feedbacks negativos

blog

5 dicas de como lidar com feedbacks negativos

Normalmente, quando ouvimos opiniões contrárias às nossas, a tendência é que a gente tente mudar a visão do outro em vez de analisarmos friamente e mudarmos nossos conceitos. É muito difícil aceitar feedbacks contrários ao que acreditamos. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, até os melhores funcionários sentem dificuldade em lidar com críticas, mesmo que elas sejam construtivas.

 

No entanto, precisamos entender que, mesmo quando esse tipo de crítica não soe como algo positivo, elas são importantes para o nosso crescimento profissional e pessoal. E a melhor maneira de mudar nossa percepção sobre esse tipo de feedback é moldando a maneira como reagimos a estes comentários. Mas como fazer isso? Continue lendo!

feedback

1- Confie em você

Quando confiamos em nosso trabalho, conseguimos lidar bem melhor com as críticas, pois temos consciência de que, mesmo que dessa vez ele não tenha saído da melhor maneira possível, não deixamos de ser profissionais de qualidade. É interessante que você enxergue esse feedback da seguinte maneira: talvez essa pessoa esteja enxergando algo que eu não consegui ver quando estava desenvolvendo meu trabalho.

 

Portanto, não veja a crítica como um comentário tendencioso ou um ataque pessoal. Todos nós temos pontos fracos e somos falhos. Às vezes, precisamos de uma perspectiva externa para obtermos um resultado final melhor em nossos projetos.

 

2 – Peça exemplos

Muitos feedbacks são lotados de subjetividade, o que nos faz concluir que algo não saiu muito bem como o esperado, mas não conseguimos saber exatamente o que foi e como ajustar. Quando isso acontecer, em vez de culpar o outro pela falta de clareza, torne a situação prática: peça exemplos de como você poderia melhorar seu trabalho. Fazer isso é um ato de humildade e significa também que você está disposto a corrigir suas falhas.

positivo

3 – Torne o autor do feedback parte da solução

Quando a responsabilidade do projeto é muito grande, é natural que os chefes elevem também o nível de cobrança sobre o resultado final. Dessa maneira, é natural que haja excesso de trabalho. E quando estamos desgastados, é compreensível que nossa performance sofra uma queda de qualidade.

 

No entanto, tanto chefes quanto clientes, neste momento, estão focados na maioria das vezes apenas no resultado final. Por isso, mantenha a calma, busque enxergar a situação por essa ótica e peça sugestões de como você pode melhorar seu trabalho. Tornar o outro parte da solução faz com que ele saia do papel de crítico e se transforme em um aliado.

 

4 – Você precisa de tempo

Nem sempre conseguimos digerir de maneira instantânea esse tipo de feedback. Às vezes, precisamos de tempo para ponderar, considerar e reavaliar. Portanto, não “se obrigue” a reagir de imediato a uma crítica. Pense sobre tudo o que vocês conversaram com calma antes de chegar a alguma conclusão, analise o que levou o outro a dar esse feedback e assimile apenas o que for favorável ao seu crescimento como pessoa e profissional.

to do

5 – Entre em ação

Após digerir tudo que ouviu, aja! Mesmo que o feedback não faça o menor sentido, você precisa fazer algo a respeito. É hora de buscar maneiras de reverter a “imagem negativa” que foi criada e surpreender positivamente o seu chefe ou cliente. Em nossa vida profissional, muitas vezes precisamos nos desprender de alguns conceitos e ir para uma direção totalmente diferente para conseguir marcar um projeto como concluído.

 

Dicas anotadas? Se você curtiu nosso conteúdo, compartilhe ele com seus amigos e continue acompanhando nosso blog!

 

veja também: