Hub Plural | blog | 8 dicas para se tornar um freelancer de sucesso

blog

5 dicas para se tornar um freelancer de sucesso

Muitos profissionais sonham em ser freelancers por conta da liberdade de horário, de escolha sobre quais projetos irão trabalhar, pela autonomia e, principalmente, por ser um formato em que somos nossos próprios chefes. No entanto, trabalhar por conta própria não é uma tarefa simples. Para que tudo dê certo, é preciso que muitos fatores estejam bem alinhados e sejam seguidos pelos profissionais.

 

Então, sem mais delongas, decidimos separar 5 dicas para você que deseja alcançar o sonho de ser um freelancer de sucesso. Confira:

 

1 – Posicione-se como uma empresa

Essa é a regra número 1 do manual do freelancer. Se você quer ser o seu próprio chefe, precisa adotar a postura de um. Torne a disciplina uma importante aliada, seja pontual, organize toda a questão financeira, crie estratégias, elabore um plano de prospecção de clientes e cumpra seus prazos. Ou seja, atue como uma empresa.

freelancer

Além disso, é interessante que você crie um nome para o seu negócio, não importa se é pessoal ou fantasia, apenas crie. E reforçando mais uma vez o parágrafo acima, você precisa entender que por ser freelancer, precisará ser responsável por todos os setores do seu negócio.

 

2 – Tenha um portfólio

Pode ser que no início você nem tenha clientes para desenvolver trabalhos que irão para o seu portfólio, é natural, tudo no começo é mais difícil. Se você se enquadrar nesse caso, desenvolva trabalhos por conta própria, apenas para ter o que mostrar quando quiser apresentar suas habilidades para algum cliente. Você pode até pegar alguns projetos sociais, igrejas ou associações como “clientes” para que você possa seu portfólio.

portfólio

3 – Mostre-se

Não tem mistério, se você não correr atrás dos seus trabalhos, ninguém fará isso. Você está por conta própria, então precisa ser proativo e aparecer o máximo possível. Crie uma página, faça lives, vídeos, stories, artigos e o que mais conseguir produzir para se divulgar.

 

No começo, você pode até ficar um pouco tímido, com medo do que as pessoas próximas vão pensar, mas você precisa vencer essa barreira e ir atrás dos seus objetivos. Só assim as coisas irão andar.

 

4 – Crie uma rede de networking

Esteja em eventos, converse, participe, interaja, fale do seu negócio e construa uma rede de possíveis contratantes. Limitar seu alcance a amigos e colegas de trabalho é pouco. Você precisa expandir a divulgação dos seus serviços bem mais se você deseja realmente trabalhar dessa forma e ter sempre novos clientes.

 

A maioria dos clientes são gerados por networking. Um profissional que te indica para outra pessoa, um antigo colega de trabalho que fala sobre suas habilidades para alguém ou uma pessoa que você conheceu num evento e entregou um cartão, é assim que os negócios são feitos.

networking

5 – Planejamento financeiro

Se você quer ser um freelancer, precisa ter em mente que a intermitência financeira será algo com o que precisará lidar com uma certa frequência. Por isso, para que você não fique no vermelho em alguns momentos, é preciso que tenha bastante controle sobre suas finanças.

 

Faça previsões sobre seus gastos mensais e cobre valores justos pelo seu trabalho. Além disso, é extremamente importante que você tenha uma reserva destinada para emergências. Outro ponto importante é sempre contar com possíveis atrasos de pagamentos de seus clientes. Quando isso acontecer, não tenha vergonha de cobrar o seu dinheiro. Existem muitas pessoas que abusam da nossa boa vontade.

 

O fator financeiro também deve ser um ponto determinante na hora de escolher em quais projetos você irá trabalhar. Não opte por trabalhos que não pagam o justo. Se você trabalhar por desespero, acabará desvalorizando suas habilidades e propagando um preço irreal para outros possíveis clientes.

 

Dicas anotadas? Curtiu o conteúdo? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando o nosso blog!

 

veja também: