Hub Plural | blog | 5 erros cometidos durante o home office

blog

5 erros cometidos durante o home office que podem te atrapalhar

Como desde 2020 muitas pessoas têm trabalhado de suas casas por conta da pandemia, muitas delas tiveram um tempo considerável para avaliar quais são os lados positivos e negativos do home office. Com essa experiência, tudo mudou, não é mesmo? A jornada de trabalho, o formato das reuniões, a entrega e todos os outros fatores que compõem nossa rotina profissional.

 

Para as empresas, uma das maiores dificuldades dessa mudança foi avaliar a performance de seus funcionários e os resultados dos trabalhos. Para os profissionais, apesar de todo o aprendizado que foi e que, em alguns casos, continua sendo construído, existem alguns erros que são cometidos que podem prejudicar a produtividade. Confira 5 deles!

 

1 – Gambiarras e improvisos

Muitos profissionais receberam suporte da empresa para que uma “estrutura” fosse montada em suas casas para que o trabalho pudesse ser executado com excelência. No entanto, muitos outros não. Isso fez com que muita gente precisasse improvisar um local de trabalho em seus lares. No curto prazo, essa “gambiarra” pode até segurar a barra, mas depois de um tempo, notamos que realmente precisamos de um espaço mais profissionalizado.

home office

2 – Não se preparar para o trabalho

Quando trabalhamos em um escritório, costumamos nos preparar física e emocionalmente antes de irmos para o nosso local de trabalho. O ato de tomar banho, trocar de roupa e pensar no que temos que fazer durante o dia funciona como um tipo de preparação. Quando não fazemos isso em casa e começamos a trabalhar assim que acordamos, ainda de pijama, quebramos esse “ritual”. Dessa forma, nosso corpo tende a se sentir menos disposto e nossa mente demora mais para entrar no ritmo usual.

 

3 – Não ter horário de descanso

Quando estamos trabalhando de casa, fica mais difícil impor limites de tempo de trabalho. Isso acontece porque nos sentimos mais pressionados a nos mostrar sempre disponíveis a qualquer momento para as demandas profissionais. Não queremos demonstrar que estamos acomodados em casa, relaxando. Isso faz com que nosso tempo de jornada de trabalho muitas vezes não seja respeitado.

 

4 – Não fazer acordos com a família

Quando você está em um escritório, está compartilhando espaço com pessoas que estão com o mesmo objetivo que você. Todos estão ali para trabalhar. Em nosso lar, as coisas são um pouco diferentes. Alguns familiares podem achar que por você estar em casa, está disponível para fazer o que quiser, na hora que quiser. Por isso, o ideal é explicar que você está em horário de trabalho e não pode deixar de fazer suas obrigações.

trabalho

5 – Deixar de interagir com os colegas

Com o distanciamento social, corremos o risco de nos distanciarmos também dos nossos colegas de trabalho, diminuindo a frequência com que interagimos com eles. É preciso aprender a manter esse contato, mesmo que virtual, para que o entrosamento se mantenha, dentro e fora do contexto profissional.

 

Esperamos que as dicas te ajudem e, se você precisar de um local massa pra trabalhar, onde você possa manter sua flexibilidade e ter, ao mesmo tempo, uma estrutura incrível, sabe onde nos achar!

 

veja também: