Trabalho e emprego. Você sabe qual a diferença entre os dois?

blog

Trabalho e emprego. Você sabe qual a diferença entre os dois?

Pouca gente sabe, mas a verdade é que emprego e trabalho são palavras que costumam ser usadas para falar sobre a ocupação, o ofício, mas têm significados diferentes na compreensão atual.

Embora até hoje, emprego e trabalho apareçam como sinônimos no dicionário, as ressignificações do mercado abriram uma grande distância entre ambas.

Mas, afinal, qual a diferença entre emprego e trabalho? Enquanto o trabalho é exercido dentro de um contexto ligado a objetivos profissionais, o emprego é simplesmente uma forma de conquistar renda.

Um exemplo prático: um estudante que tem o objetivo de ser advogado e trabalha para isso na universidade e no seu estágio, pode também ter um emprego como motorista de aplicativo para conseguir renda e se manter na faculdade.

Isso não significa que algumas profissões têm mais méritos que outras. A lógica não é essa. Está mais ligada ao desejo de cada um, aos objetivos a médio e longo prazo para a vida profissional. 

 

5 diferenças entre Emprego x Trabalho

1 – O trabalho tem uma relação com o estilo de vida da pessoa, está conectado a quem ela é ou o que ela deseja ser;

2 – Quem tem um trabalho, também tem metas, sonhos e objetivos que vão construir a sua trajetória profissional;

3 – O emprego é pautado pela necessidade financeira. Não necessariamente a pessoa que tem um emprego se identifica com o ofício;

4 – É possível ter um emprego e um trabalho ao mesmo tempo, cada um pode atender a interesses e necessidades diferentes na trajetória do profissional;

5 – O trabalho traz um sentimento de pertencimento e sentido, enquanto o emprego tem uma relação mais objetiva pautada por questões práticas financeiras

 

Agora que você já sabe a diferença entre trabalho e emprego, já pode identificar em que categoria se encaixa o seu ofício atual e aprofundar a sua compreensão sobre o seu dia a dia de trabalho/emprego. Assim como construir metas e objetivos a médio e longo prazo para os seus interesses, sejam eles focados nas questões financeiras ou também relacionados aos seus desejos e identificações.