5 estratégias cientificamente comprovadas para se concentrar melhor

blog

5 estratégias cientificamente comprovadas para se concentrar melhor

Você checa o telefone com frequência, abre dezenas de abas no navegador do computador, pausa para tomar mil cafezinhos e procrastina porque tem dificuldade para se concentrar? 

E quando está finalmente concentrado, alguém te interrompe e você demora até conseguir encontrar o fio da meada novamente? Tem dificuldade de se concentrar para ler, sem que a sua cabeça passeie por outros lugares e fuja completamente do texto?

Seja qual for o seu modo de sentir a dificuldade para se concentrar, foque nesta informação: existem maneiras de estimular a concentração. Uma delas é escolher um local de trabalho adequado. No Hub Plural, o design intencional foi um aliado para construir um ambiente que estimula o foco. 

Além de escolher um local de trabalho propício para se concentrar, confira 5 estratégias para se concentrar melhor que são cientificamente comprovadas.

#1 Frequente ambientes naturais

Parques, praias, praças. Escolha um ambiente natural acessível para a sua rotina e encaixe momentos de passeio nesses locais. É o que recomenda um estudo feito pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. De acordo com o estudo, esses locais possuem alto poder de redução da fadiga.

#2 Mantenha o ambiente organizado

Organização ajuda a eliminar distrações. Isso porque um ambiente organizado tem menos elementos para desviar a sua atenção. Então, invista em um tempinho para organizar tudo antes de começar o trabalho ou o estudo.

#3 Pratique exercício físico

Quer melhorar o seu rendimento cognitivo? Então pratique exercício físico! Essa é a recomendação de uma pesquisa publicada na Revista Experimental Educational Psychology. 

#4 Saia da rotina

Isso mesmo! Que uma rotina organizada ajuda na administração do tempo, isso todo mundo sabe. Mas o que pouca gente sabe é que a repetição excessiva das tarefas atrapalha na capacidade de concentração. Sabe por que? Porque o cotidiano fica mais entediante e menos estimulante mentalmente.

#5 Faça palavra-cruzada

Ela é realmente eficaz para treinar o cérebro, mudando as conexões entre as estruturas cerebrais e aumentando a capacidade de concentração.

 

Você já pratica alguma dessas técnicas no dia a dia? Continue o papo com a gente no instagram!