Hub Plural | blog | agradeça a quem você se sente grato

blog

Agradeça a quem você se sente grato

Nesse clima de transição entre o fim e o começo do ano, gostaríamos de trazer um conteúdo leve e que ao mesmo tempo abra os olhos e as mentes de alguns. Queremos falar sobre gratidão. Este é um sentimento que precisa ser muito mais do que sentido, ele precisa ser externalizado, pois surge não somente para nos fazer bem, mas para fazer bem ao outro também.

 

Por isso, gostaríamos de propor que, se você for grato a alguém por algo, agradeça-o(a). Deixe esse sentimento sair do seu peito e se transformar em palavras que servirão como um canal de distribuição de novos sentimentos que serão transportados para a outra pessoa.

 

Mas por que fazer isso?

A ciência já estudou a gratidão e chegou à conclusão de que ela aumenta nossa disposição de ajudar e perdoar os outros. Além disso, ela é uma poderosa ferramenta que nos ajuda a construir e fortalecer nosso relacionamento com outras pessoas, gerando mais bem-estar para todos os envolvidos.

agradecer

 

Outro ponto importante sobre a gratidão é que ela nos faz sentir mais valorizados, algo que precisamos constantemente, pois essa necessidade faz parte da natureza do ser humano. Consequentemente, ela também tem um efeito multiplicador, pois ao sabermos que alguém valorizou algo que fizemos, torna-se bem mais provável que passemos a fazer essa determinada coisa com uma frequência maior.

 

No entanto, exercitá-la e externá-la nem sempre é uma tarefa fácil, pois a correria do dia a dia faz com que deixemos muitas coisas passarem batidas. Temos o costume de agradecer pelos pequenos favores, mas esquecemos de agradecer à altura por coisas que nos impactam fortemente. E de tanto ficar para depois, às vezes só nos lembramos disso quando já é tarde demais.

 

Um exercício para agora

Como dissemos no início do texto, gostaríamos de propor que você agradecesse a alguém por algo que essa pessoa fez por você e que teve um grande impacto em sua vida, seja pessoal, profissional, amorosa, familiar… não importa. O que importa é falar para ela o quão você é grato(a) por isso. Mas como fazer isso? Simples.

mandar mensagem

 

Você pode fazer isso de diversas maneiras: mandando uma mensagem pelo WhatsApp, mandando um e-mail ou por meio de uma ligação, por exemplo. Os formatos geram diferentes impactos, mas o que importa de verdade é entrar em ação. Então, ao finalizar a leitura desse texto, corra o quanto antes para a mídia que você vai utilizar e agradeça a alguém. Temos certeza de que essa atitude irá melhorar não só o dia da pessoa como o seu também.

 

Não deixe palavras e sentimentos para depois, quando eles surgirem, coloque-os para fora. Esse é o melhor momento para mostrarmos para as pessoas o quanto elas são especiais para nós.

 

Curtiu o conteúdo? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando nosso blog!

 

veja também: