Hub Plural | blog | ainda não sabe como usar o WhatsApp Pay?

blog

Ainda não sabe como usar o WhatsApp Pay? A gente te ensina!

Neste mês, o WhatsApp Pay foi oficialmente lançado no Brasil. No entanto, a notícia circulou de maneira fria e muitas pessoas ainda não tiveram seu primeiro contato com a ferramenta. A função Pay permite que os usuários transfiram dinheiro por meio do “chat” mais usado do Brasil, sem precisar pagar taxas ou entrar em apps de bancos.

 

Nosso país e a Índia são os primeiros a receber a ferramenta e a escolha não foi por acaso: são as duas nações que mais utilizam o app. Apenas na nossa terrinha, 130 milhões de pessoas usam o WhatsApp diariamente. Isso representa 60% da população brasileira.

 

Mesmo com essa justificativa forte, implementar o WhatsApp Pay em nosso país não foi fácil. A novidade tinha sido anunciada ano passado e os planos eram de que ela entrasse no ar em junho do mesmo ano, mas o Banco Central barrou tudo, pois estava preocupado com os dados dos usuários e com o sistema financeiro brasileiro. No entanto, tudo foi resolvido e a novidade está aí para ser usada.

 

Agora é hora de responder algumas dúvidas que vocês possam ter. Vamos lá?

whatsapp pay

Quem pode usar?

Por enquanto, o WhatsApp Pay só pode ser utilizado por pessoas físicas, ou seja, de CPF para CPF. Isso quer dizer que está liberado mandar dinheiro para amigos e familiares, mas para empresas ou comerciantes ainda não. A previsão é de que essa liberação venha no segundo semestre de 2021. Além disso, a função ainda não está disponível para todos, o WhatsApp está liberando gradualmente e por isso deve levar algumas semanas para todo mundo ter.

 

Para usá-la, você precisa ter um cartão pré-pago, um de débito ou um múltiplo com função débito emitido pelos bancos que já utilizam a ferramenta.

 

Quais bancos já liberaram a função?

Nem todos estão alinhados com a ferramenta ainda. Para conferir se o que você utiliza já está usando o WhatsApp Pay, confira a lista abaixo:

– Banco do Brasil: Visa

– Banco Inter: Mastercard

– Bradesco: Visa

– Itaú: Mastercard

– Mercado Pago: Visa

– Next: Visa

– Nubank: Mastercard

– Sicredi: Mastercard e Visa

– Woop (a conta digital da Sicredi): Visa

pagamento

Existe um limite de transações?

Existe. Até o momento, o valor das transações não pode ultrapassar os R $1.000. Além disso, também existe um limite de quantidade de transações diárias: 20. Por mês, podemos transferir até R$ 5.000. Caso atinjamos o limite, não podemos mais enviar nem receber pagamentos.

 

Antes que você se pergunte ou nos pergunte, sim, é possível cadastrar mais de uma conta. Então, se você tem cartão do Itaú e outro do Nubank, pode utilizar tranquilamente os dois para transferir e receber.

 

Tem taxa?

Não. Nem o WhatsApp nem o Facebook ou os bancos cobram taxas nas transferências entre pessoas físicas. Mas quando a função abrir para empresas, a história será outra. Assim como acontece com as maquininhas de cartão, existirão taxas para CNPJs.

 

Como saber se a transação deu certo?

É possível ver o status de cada transação no histórico de pagamentos do WhatsApp. Quando um pagamento é concluído, aparece o status “efetuado”. Os status existentes são “solicitado”, “processando”, “pendente”, “não efetuado” e “efetuado”. Caso quem está recebendo o dinheiro não aceite o valor em até dois dias, o valor volta para a conta de quem enviou.

 

E a segurança?

O WhatsApp Pay foi testado e aprovado pelo Banco Central, possui pagamentos habilitados pelo Facebook Pay e pelo Facebook Pagamentos, e eles são processados pela Cielo. Isso significa que a ferramenta é segura e o seu dinheiro não vai se perder por aí. No entanto, sabemos que existem diversos golpes feitos pelo WhatsApp. Então, as recomendações no Whats Pay são as mesmas do WhatsApp: não compartilhe suas senhas com ninguém, não abra links suspeitos e ative a confirmação de duas etapas.

 

Passo a passo

Confira como funciona o WhatsApp Pay na prática:

1 – Entre no WhatsApp e toque no “+”, se seu celular foi um Iphone, ou no clipes, se foi Android. Depois disso, basta tocar em “Pagamento” e inserir o valor.

whatsapp pay passo 1

2 – Caso seja a primeira vez que você acessa a ferramenta, você precisará cadastrar um novo cartão. Além disso, você deverá criar seu PIN e cadastrar sua biometria ou seu Face ID, caso seu celular tenha essas opções.

whatsapp pay passo 2

3 – Agora é hora de inserir os seus dados pessoais, como CPF, endereço e dados do cartão.

whatsapp pay passo 3

4 – Após cadastrar o cartão, basta aprovar junto ao banco. Para isso, você receberá um código de verificação via SMS. Mas relaxe, todas essas etapas de cadastro só precisam ser feitas uma vez. Depois, o cartão aparecerá automaticamente.

whatsapp pay passo 4

5 – Feito esse processo, basta finalizar a transação. O WhatsApp mostrará o cartão usado e o valor da transação. Toque em “Pagar”.

whatsapp pay passo 5

6 – A pessoa para quem você enviou o dinheiro receberá uma mensagem informando sobre a transferência. Ao aceitar o valor, ela precisará cadastrar um novo cartão, caso ainda não tenha feito isso. Depois disso, o valor entra na conta normalmente.

 

E aí, curtiu o conteúdo? A função Pay já está ativa no seu WhatsApp? Deixe um comentário!

veja também: