Hub Plural | blog | Recife: 8 curiosidades sobre nossa terrinha

blog

Aniversário de Recife: 8 curiosidades sobre nossa terrinha

No dia 12/03, nossa amada terrinha chamada Recife completa 484 anos. E para homenagear esse lugar tão incrível, dono de tantos encantos, muito sol, muito mar, criatividade e cultura, separamos 8 curiosidades que talvez você ainda não saiba sobre a cidade. Confira!

 

1 – Antiga não, se amostra!

Recife é a capital mais antiga entre as capitais do Brasil, fundada em 1537.

 

2 – De onde brotou o nome.

O nome Recife surgiu por conta dos arrecifes presentes em nossa costa. Outra curiosidade sobre o nome é que ele é derivado do árabe ar-raçif, que significa caminho, pavimento, caminho de pedras ou molhe.

recife

3 – Nossos baobás.

Fora do continente africano, Recife é a cidade que possui maior quantidade de baobás no mundo. Temos algumas bem grandes em locais como o Fundão, nas Graças, no Poço da Panela e na Praça da República.

 

4 – Alguém falou uísque?

O Recife é a cidade maior consumidora per capita de uísque no mundo. Todos os anos, consumimos mais de 2 milhões de litros da bebida.

 

5 – Pioneira que chama, né?

A gente é amostrado, né? Ainda mais quando somos pioneiros em algo. E fomos em muitas coisas, como na construção da primeira ponte do Brasil, no primeiro jardim botânico, na primeira fábrica de cerveja e no primeiro observatório astronômico.

passinho

6 – A Sinagoga mais antiga das Américas

A Sinagoga Kahal-Zur Israel, localizada na Rua do Bom Jesus, no Recife Antigo, é a mais antiga das Américas. Além disso, foi de lá que partiram os judeus que ajudaram na fundação da cidade de Nova York no século XVII.

 

7 – Saudades, Clarice Lispector.

Sabe aquela escritora famosa chamada Clarice Lispector? Quando criança, ela veio da Ucrânia com sua família e morou aqui por um tempo, mais precisamente no entorno da Praça Maciel Pinheiro, no bairro da Boa Vista.

 

8 – A gente também gosta de um recorde.

Desde 1994, nosso amado Galo da Madrugada é reconhecido pelo Guinness Book como o maior bloco de Carnaval do mundo. Mas vale registrar que no primeiro ano do desfile, o bloco contou com apenas 75 pessoas.

 

E aí, curtiram as curiosidades? Já conheciam alguma? Desde já, gostaríamos de parabenizar essa cidade incrível que temos tanto orgulho de morar. Parabéns pelos 484 anos, Recife!

 

veja também: