Ansiedade pós-férias: 3 dicas para eliminar a ansiedade neste período

blog

Ansiedade pós-férias: 3 dicas para eliminar a ansiedade neste período

Há quem chame de depressão pós-férias, nós preferimos chamar de ansiedade porque por aqui o trabalho nunca é sinônimo de tristeza. Mas a ansiedade é um mal comum aos nossos tempos. Para você ter uma ideia mais precisa, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com um total de 18,6 milhões de pessoas com ansiedade.

A volta pós-férias costuma ser um gatilho de ansiedade para muita gente, mas algumas atitudes podem ajudar bastante a viver esse momento com mais saúde emocional. 

3 ações para eliminar a ansiedade pós-férias

Não volte no último dia

Além de causar uma mudança brusca de rotina, voltar de viagem no último dia de férias acaba prejudicando ainda mais a sua rotina porque você não terá tempo suficiente para organizar as tarefas domésticas, desfazer as malas e se preparar para o retorno ao trabalho. Opte por voltar alguns dias antes, assim você se prepara tanto em termos práticos quanto faz uma transição mais tranquila entre o período de férias e o retorno ao trabalho.

Planeje momentos de prazer para o retorno

Incluir um cineminha, um encontro com amigos ou um passeio no parque na sua semana pós-férias pode ajudar a retomar a rotina de maneira mais leve, sem se tensionar tanto focando apenas no trabalho. Lembre, momentos de descanso e diversão não devem ser exclusividade das férias.

Lembre de descansar 

Ocupar todo o tempo livre das férias com uma intensa agenda de viagens, passeios e muita diversão pode trazer a sensação de que você precisa tirar férias para descansar das suas próprias férias! Para que isso não aconteça, planeje as férias de maneira que um tempo para o descanso seja preservado.