Aprendendo que planejamento é liberdade. - Hub Plural

blog

Aprendendo que planejamento é liberdade.

Saber planejar as atividades de um dia, a agenda da semana, as metas do mês ou até de um ano inteiro.

Essas são tarefas que podem parecer simples para algumas pessoas e aparentemente inalcançáveis para outras. Para além da dificuldade de cada um com o tema a verdade é que saber se planejar é um exercício de liberdade

Mas não adianta somente se planejar, se você não consegue tirar do papel o que imagina. Alguns entraves podem atrapalhar esse processo e é sobre eles que te convidamos a pensar. O que você está fazendo ou deixando de fazer que está atrapalhando executar o que você planeja?

Tem muita coisa que atrapalha o foco nessa vida multitelas. Mas tu Já Pensasse? que beber pouca água pode ser um dos seus maiores motivos de distração? Pode parecer estranho em um primeiro momento.

Mas uma pesquisa feita na Universidade do Leste de Londres, mostra que estar hidratado é importante para alcançar foco e realização. Então, bebe um copo de água e vem ler essa news que tá demais para começar a avaliar o ano que passou e planejar o que ano que virá.

3 segredos para o planejamento funcionar

Transformar o dia a dia pode ser simples quando a gente foca nas tarefas. Muitas vezes, ficar pensando sobre o problema de modo macro pode ser prejudicial para trabalhar em ações concretas que realmente comecem a mudança.

Então, se você já pensou sobre como ser organizado pode ser libertador, já compreendeu as suas dificuldades ou, melhor ainda, percebeu que já faz naturalmente muitas dessas coisas que organizam o dia a dia, agora é hora de simplificar e partir para ação de modo simples, direto e eficaz.

Para começar, vamos compartilhar 3 segredos para o planejamento funcionar.

1 Horários fixos são para compromissos

Ser uma pessoa que se planeja não significa ter o dia inteiro cronometrado. Elenque os seus compromissos e dê horários fixos a eles.

Isso vai te ajudar a assimilar a rotina e executar as tarefas quando for necessário. Afinal de contas, ter disciplina tem tudo a ver com educar os nossos hábitos.

2 Uma semana equilibrada é melhor do que fazer logo pra ter mais tempo

Já ouviu o curioso caso das pessoas que trabalham nos fins de semana para tornar a semana “mais leve”? Qual é o sentido que isso faz, minha gente?

Ter uma semana equilibrada e dividir bem as tarefas entre os dias é muito mais saudável e produtivo do que não descansar nos fins de semana para tornar a semana mais suave, né?

3 Planejamento é sobre liberdade

Aquela famosa frase “disciplina é liberdade” se encaixa aqui para o que queremos pensar. Você é totalmente responsável pelo seu planejamento, mas não é e nunca deve ser refém dele.

Ter a semana planejada significa ter tempo para acomodar cada uma das coisas que você a fazer, significa sair do piloto automático e ir além. Significa aprender a manejar o tempo para ter tempo. Ou seja, se programar para ter tempo para trabalhar, descansar, se divertir, alcançar objetivos e, inclusive, para viver dias improdutivos sem que isso seja um grande problema.

 

4 coisas que podem estar atrapalhando a sua execução

Planejar é importante, mas saber tirar os planos do papel é ainda mais. Depois de realizar o planejamento da sua semana ou mesmo um planejamento mensal ou anual, você sente que as coisas são muito mais possíveis no papel do que na realidade? Então tem algo desajustado aí.

Confira 4 coisas que podem estar atrapalhando a sua execução.

#1 Falta de prioridade

Tem gente que se empolga quando vai anotar tudo que precisa realizar e acaba se excedendo. O resultado disso é previsível: quem não prioriza, não realiza. Então, na hora de se planejar, faça um ranking de prioridades e vá executando na ordem.

#2 Bagunça no seu espaço físico

A organização pode ser determinante para manter o foco e a atenção. Em um cotidiano repleto de estímulos e distrações, manter o foco pode ser bastante desafiador e isso vale também para o seu ambiente de trabalho ou estudo.

Deixar a vista apenas os objetos necessários para a execução do seu trabalho pode parecer uma atitude simples, mas é com certeza bastante importante para estimular o foco e a produtividade.

Na hora de trabalhar, comece organizando a sua mesa e deixando a vista apenas objetos necessários ou que trazem inspiração, como um porta retrato com uma fotografia de um momento especial.

#3 Planejamento é sobre o que é possível

Sabe aquela vida perfeita, em que tudo se encaixa e você está absolutamente sempre produtivo e focado?

Essa vida não existe. E é por isso que muita gente se perde no caminho entre o planejamento e a execução das tarefas.

#4 Expectativa alta

Quem tem uma expectativa alta de obter resultados perfeitos logo no primeiro dia mais planejado, pode acabar se frustrando.

Isso porque ter o controle do que precisa ser feito e saber cumprir as metas, significa também compreender que nem sempre os resultados serão perfeitos e isso faz parte de todo o processo.

Então, caso você se planeje e execute, mas não consiga realizar tudo perfeitamente como gostaria, lembre que feito é melhor que perfeito.