Hub Plural | blog | como alcançar suas metas para 2021

blog

Como alcançar suas metas para 2021

Você é daquelas pessoas que sempre criam metas para o ano que está chegando e depois percebem que não alcançaram quase nenhuma delas? Não se preocupe, isso é mais comum do que você pode imaginar. Mas chegou a hora de mudar essa realidade, né? Decidimos escrever este artigo para te ajudar a deixar esse processo mais simples e realista. Vamos nessa?

 

O que é uma boa meta?

Você poderia ter como meta ganhar a mesma quantidade de dinheiro que o Neymar ganha por mês, não poderia? Mas será que essa é uma boa meta? Isso vai depender muito da sua realidade de vida. Para alguns, isso é algo que está bem próximo, para outros, nem tanto. Por isso, o primeiro passo é definir como meta algo que está verdadeiramente ao seu alcance.

 

É importante que ela seja bem específica, como a citada acima, mas como dissemos, algo possível. Por exemplo, “ter sucesso profissional” é um conceito muito amplo, esse sucesso pode significar coisas diferentes para várias pessoas ou até para a mesma pessoa. Por outro lado, “sentir-se realizado com o seu emprego, ganhar em torno de XYZ por mês e conseguir ter tempo para si” já é bem mais específico.

meta

Também é interessante criar um prazo para essa meta, pois assim evitamos a procrastinação. Dessa maneira, você poderá calcular melhor quando deverá começar a correr atrás dela para concluí-la no tempo previsto. Além disso, com base nos seus recursos, o que pode te ajudar a alcançar o que você quer? Determine o que é preciso e cumpra cada etapa.

 

Por fim, busque alternativas e planos de “fuga”, afinal, nem sempre as coisas saem como planejamos. Por isso, é essencial que você esteja preparado para agir quando qualquer tipo de obstáculo surgir.

 

Externe e registre tudo

Pode ser num papel, num bloco de notas do seu celular ou num documento Word, não importa. Num primeiro momento, o importante é escrever tudo o que você deseja para que possa distinguir quais delas são possíveis e vê-las tomando forma na frente dos seus olhos. Por mais que essa “forma” seja uma palavra escrita num papel, ver ela “materializada”, saindo do campo das ideias presentes na sua cabeça, já ajuda bastante.

lista

Defina maneiras de alcançar suas metas

Digamos que seu desejo seja viajar para os Estados Unidos, quais etapas você precisa cumprir para que essa meta seja alcançada?

 

Caso você não tenha, precisará tirar seu visto; precisará também juntar uma determinada quantia em dinheiro até o mês da sua viagem; terá que fazer a reserva do seu hotel; comprar as passagens e resolver outras questões que envolvem sua viagem.

 

Quando destrinchamos uma meta dessa forma, transformando ela em várias mini metas, tudo fica mais simples. É só ir cumprindo o checklist desses objetivos menores que logo o objetivo maior estará concluído.

Estabeleça metas para várias áreas da sua vida

Você não precisa trabalhar com uma meta por vez, temos certeza de que você tem objetivos específicos para cada um dos setores da sua vida. Por exemplo, não adianta de nada ter uma vida profissional plena mas estar num casamento em que você não é feliz. Então tente deixar a sua vida mais plena possível. Sabemos que nunca tudo estará perfeito, isso não existe. Mas é importante lutar para deixar tudo o mais equilibrado possível.

desejo

Acompanhe tudo

Suas metas só terão sucesso se você mensurar tudo o que estiver acontecendo ou deixando de acontecer para elas se tornarem reais. Só assim será possível entender em qual etapa você se encontra e quais planos de ação você precisará traçar. Não deixe para encarar a realidade quando o prazo estiver perto do fim, faça acompanhamentos semanais, quinzenais, mensais e/ou semestrais. Temos certeza que assim tudo fluirá melhor.

 

Dicas anotadas? Esperamos que tenhamos ajudado você a organizar melhor e alcançar suas metas. Que 2021 seja um ano incrível para todos nós!

 

veja também: