Hub Plural | Blog | Como conquistar uma vaga em outra cidade?

blog

Como conquistar uma vaga em outra cidade?

A pandemia fez com que o desemprego aumentasse consideravelmente em nosso país, afinal a economia não está em uma de suas melhores fases. No entanto, essa nova realidade também abriu uma nova porta para os profissionais que estão em busca de uma nova oportunidade: cada vez mais empresas têm optado por contratar pessoas que moram em outras cidades, estados ou até países. Para você que busca continuar trabalhando de casa, essa já é uma realidade concreta e não mais uma tendência.

 

Isso tem acontecido porque a pandemia fez crescer drasticamente a virtualização das relações profissionais. Por que limitar a pesquisa por um novo colaborador a um raio de distância? É correto as empresas deixarem de ter um talento em suas equipes só porque ele(a) mora em outra cidade? Cada vez mais negócios têm entendido que não.

 

“Nesse contexto, muitas empresas perceberam a oportunidade de contratar equipes em qualquer lugar do mundo, inclusive mão de obra qualificada e mais barata”, explica Jorge Botrel, sócio da consultoria JBJ Partners. “No Brasil, especificamente, onde também há forte desvalorização do real diante do dólar, muitas empresas estrangeiras têm contratado profissionais brasileiros com a possibilidade de trabalhar de casa.”

trabalhar de casa

No entanto, é importante lembrar que essa realidade não chegou de forma linear para todas as áreas profissionais. Existem algumas bem avançadas e outras em que não conseguimos enxergar esse mesmo ritmo. Entre as que podemos encontrar mais oportunidades desse tipo, podemos citar desenvolvedores web, mobile e software; designers gráficos; programadores designers da área de games; e profissionais de marketing digital.

 

Como conseguir conquistar uma vaga desse tipo?

 

Capacite-se

O primeiro passo é se capacitar, e quando o assunto é oportunidades de trabalho em outros locais que não são a sua região, é essencial que você sempre esteja preparado para tudo. Portanto, busque aperfeiçoar cada vez mais seu estudo de línguas estrangeiras, como inglês e espanhol. Além disso, esteja sempre atualizado sobre os cursos existentes em sua área de atuação. Um plus entre experiência e capacitação é uma arma extremamente forte na hora de conquistar uma vaga à distância.

 

Mostre-se presente

Por meio do LinkedIn e outras redes sociais, busque aumentar o seu leque de contatos. Para quem deseja alcançar uma vaga em outra região, é essencial ter uma rede de network rica em profissionais de diferentes lugares. Conhecer bem o mercado em que você trabalha e as pessoas que fazem parte desse mercado é um ótimo encurtador de caminhos.

redes sociais

Pesquisa infraestrutura

Quais são as empresas que têm mais chances de valorizar o seu perfil e o tipo de atuação remoto que você tanto busca? Pesquise e busque uma aproximação. Em muitos casos, as vagas são divulgadas, mas, em outros, elas são mais confidenciais e “exclusivas” para profissionais indicados por outros que já fazem parte da empresa. Por isso é tão importante conhecer o máximo de pessoas possíveis que fazem parte do seu mercado.

 

Além disso, você precisa estar pronto(a) para quando uma oportunidade surgir. Por isso, é essencial que você tenha uma boa infraestrutura em sua casa para trabalhar de maneira remota.

 

Currículo em outras línguas

Se sua busca se limita a vagas em outras cidades, tudo bem não ter versões em outras línguas do seu currículo. Mas caso esse seja um objetivo seu, é obrigatório que você tenha cópias do seu CV em inglês e espanhol, por exemplo.

 

Esteja preparado para mudar

Por mais que a vaga seja inicialmente remota, sempre haverá o “risco” de você precisar se mudar. Não conseguimos adivinhar o futuro, portanto é totalmente possível que ao se desenvolver em sua área, seja necessário que você passe a compor presencialmente a equipe da empresa em que trabalha. Por isso, tenha sempre esse pensamento em mente e esteja preparado para mudanças.

 

E aí, curtiu o conteúdo? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando nosso blog!

 

veja também: