Hub Plural | blog | aprenda como criar bons hábitos

blog

Como criar bons hábitos?

O que você fez hoje ao acordar? Escovou os dentes? Tomou um banho? Deu uma olhada em suas timelines? Exercitou-se? Diariamente, fazemos diversas coisas no “piloto automático”, sem nem pensar. Isso acontece porque, com o intuito de poupar energia, nosso cérebro usa nosso histórico de conhecimento adquirido e atividades realizadas para fazer com que tudo o que a gente faça repetidamente se transformem em hábitos. Dessa maneira, depois de um tempo não decidimos mais nada, apenas vamos lá e fazemos o que está “programado”.

 

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Duke, nossos hábitos são responsáveis por 40% de todas as atividades que realizamos durante o dia. Com base nesses dados, podemos concluir que se você não cria bons hábitos, quase metade do seu dia é desperdiçado com coisas que não irão somar em nada na sua vida ou irão te prejudicar. Por isso, decidimos separar algumas dicas para que você consiga criar bons hábitos e tornar o seu dia muito mais produtivo e prazeroso.

piloto automático

Antes de darmos as dicas, é importante destacar que existem motivações inconscientes que fazem com que determinadas atividades se transformem em hábitos. Fazer algo todos os dias, mesmo quando não temos vontade, faz com que nosso cérebro crie uma necessidade daquilo. Por isso, depois de um tempo, quando faltamos um treino da academia, por exemplo, nos sentimos mal. Nosso organismo lê essa informação como uma lacuna que faltou ser preenchida em nosso dia.

 

Outro fator importante na criação de um hábito são as recompensas provenientes desse tal hábito. Saber que fazer a atividade X irá gerar a recompensa Y faz com que tenhamos força para fazer o que é preciso, mesmo quando não estamos a fim.

 

Sabendo disso, vamos às dicas!

 

Analise as suas ações

Digamos que você tenha o hábito de levantar da sua mesa de trabalho durante seu expediente e ir conversar com seus amigos. No entanto, você percebeu que tem extrapolado um pouco no tempo dessa conversa e que seu rendimento está sendo prejudicado por conta disso. Como mudar esse cenário?

 

Bom, o primeiro passo é identificar quais são os gatilhos que fazem você fazer o que faz. Você faz isso por conta do tédio? Faz pela necessidade de se comunicar? Ou seria pela simples necessidade de fazer uma pausa?

 

pausa

Após chegar a uma conclusão, fica bem mais fácil de evitar os gatilhos que te fazem se levantar e, a partir disso, você pode moldar sua rotina e criar novos hábitos para o seu dia a dia.

 

Um dia de cada vez

Você não vai mudar seus hábitos de um dia para o outro. Essas coisas levam tempo e costumam ser gradativas. Se você tentar fazer mudanças drásticas, é bem possível que se frustre por não conseguir. Além disso, também é importante que você crie objetivos que te motivem. Mas atenção, como dissemos, esse processo é gradativo. Então, o melhor a se fazer é começar com objetivos menores e ir avançando à medida que você vai dando cada passo.

 

Crie “recordes”

Saber que já estamos fazendo tal atividade há X dias sem falhar é muito satisfatório. Por isso, é importante que você tenha algo para fazer esse registro, como um app. Só de sabermos que se nós “furarmos” tal atividade iremos quebrar o ciclo, já é um motivador enorme para que a gente consiga resistir à tentação de largar nossos objetivos de mão por apenas um dia, que pode se transformar em mais outro dia, em mais outro e outro…

 

recordes

 

Foque no longo prazo

Como dissemos lá em cima, os resultados não aparecem da noite para o dia, então trabalhe diariamente pensando que as grandes evoluções vão chegar, mas precisam de tempo. Uma ótima dica para eliminar a sensação de lentidão é criar submetas dentro da meta principal para que você tenha sempre um novo motivo para comemorar.

 

Dicas anotadas? Esperamos que vocês tenham curtido e consigam criar hábitos positivos para suas vidas com mais facilidade.

 

veja também: