Hub Plural | blog | aprenda como dizer "não" no trabalho

blog

Como dizer não? 4 dicas para recusar certas situações no trabalho

Dizer ‘sim’ para tudo o que seu chefe, seus clientes e colegas de trabalho pedem pode até te fazer se sentir importante e confiável, mas criar o hábito de aceitar tudo o que é demandado a você irá te conduzir para o caminho da sobrecarga. Isso é inevitável. Dessa forma, em vez de atingir seus objetivos, você muito provavelmente irá se embananar completamente, não irá atingir seus objetivos e ainda decepcionará todos que confiaram que você faria um trabalho de qualidade.

 

Dizer ‘não’ pode até ser complicado, chato e desconfortável para muitas pessoas, mas se você deseja subir degraus mais altos, precisa adotar esse hábito. Você não precisa dizer ‘não’ a tudo, basta saber a hora certa de fazer isso. Dizer ‘sim’ para tudo te faz perder tempo, foco e dinheiro. Mas como dizer ‘não’ sem parecer egoísta, ignorante ou desinteressado? É nisso que iremos te ajudar. Continue lendo!

não no trabalho

Faça as perguntas certas

Ao ser solicitado para fazer algo que não faz parte da sua função, que é complexo e que irá te atrapalhar, faça várias perguntas sobre o processo de execução da atividade. Além de demonstrar interesse e respeito, essa ação irá fazer com que a pessoa reavalie o quão trabalhosa é a tal atividade para que ela entenda, assim que você disser ‘não’, como aquilo pode te atrapalhar em suas prioridades.

 

Tenha boas razões para dizer ‘não’

Normalmente, as pessoas dizem “não posso fazer isso, pois estou ocupado”. No entanto, não dar detalhes sobre o que é “estar ocupado” nessa situação pode acabar soando como uma desculpa. Em vez disso, você pode dizer “estou fazendo x, y e z”, explicando com detalhes do que se tratam todas essas atividades e porque elas precisam ser entregues o quanto antes.

 

Se o pedido vier do seu chefe, você pode sugerir que ele mude a priorização de suas tarefas, em vez de apenas adicionar mais uma atividade na sua lista. Essa ação fará com que ele ou ela entenda que você não está querendo fugir do pedido, mas sim alocando seu tempo para que consiga entregar tudo no prazo e com qualidade.

 

Muitas pessoas reagem a esse tipo de pedido com uma resposta do tipo “esse não é meu trabalho”, o que também não soa legal. Em vez disso, você pode dizer que não se sente preparado o suficiente para executar a atividade e que precisa estudar um pouco sobre o assunto antes de entrar em ação.

não posso

Ajude a outra pessoa de alguma forma

Em vez de simplesmente negar e abandonar o caso, pergunte se você pode ajudar a pessoa a encontrar alguém que possa ajudá-la ou diga que você pode ajudá-la em apenas uma parte da tarefa. Se o pedido não for urgente e você puder assumir a atividade, negocie o prazo de entrega de uma forma que ela não te atrapalhe.

 

Acompanhe o caso

Mesmo que você não possa ajudar, procure saber como tudo acabou, se deu tudo certo e a pessoa conseguiu resolver a situação. Além disso, mostre-se disponível para ajudar em tarefas que fazem parte do seu domínio. Mesmo que sua resposta tenha sido negativa, alimentar um bom relacionamento e fortalecer a confiança é muito importante num ambiente profissional.

 

Dicas anotadas? Apoiado(a) nestes argumentos, fica muito mais simples dar uma resposta negativa sem causar uma má impressão para seu colega, cliente ou chefe.

 

E aí, curtiu o conteúdo? Continue acompanhando nosso blog.

 

veja também: