Hub Plural | blog | aprenda como estimular a motivação

blog

Como estimular a motivação?

Em algum momento da sua vida, você já parou para analisar quais fatores te motivam a aprender?

 

A motivação, em termos práticos, significa ter um motivo para executar uma ação, e desde a infância as pessoas nos apresentam diversas motivações para aprendermos determinadas coisas, como ficarmos mais inteligentes, passar de ano ou para termos uma vida boa quando crescermos. No entanto, existem algumas coisas que nos despertam o desejo pelo aprendizado sem que precisemos de incentivos externos.

 

Resumidamente, ou nos motivamos a aprender algo por conta de algum tipo de recompensa que teremos com isso ou porque simplesmente gostamos tanto daquilo que nos dá prazer dedicar parte do nosso tempo ao seu aprendizado.

Tipos de motivação

E você pode até não perceber, mas a nossa relação com o aprendizado vai se modificando conforme vamos envelhecendo. Quando chegamos à vida adulta, a busca por benefícios claros em nossa vida é nosso maior motivador. Aprendemos porque queremos melhorar nosso desempenho no trabalho, porque queremos subir degraus em nossa vida financeira, para melhorar nossa autoestima e para melhorar nossa qualidade de vida.

 

Tipos de motivação e obstáculos do caminho

Dando nome aos bois, encontramos dois tipos específicos de motivação: a intrínseca e a extrínseca. A intrínseca vem de dentro de nós, ou seja, aprendemos porque realmente queremos, porque nos dá prazer. Neste caso, não estamos em busca de alguma recompensa externa, aprender já é a recompensa. A extrínseca vem de fora e ocorre quando decidimos aprender algo para ganhar alguma recompensa ou para evitar punições.

 

A grande questão desse assunto é que o aprendizado tende a ser um caminho longo e cheio de obstáculos, e quando decidimos trilhar esse trajeto por motivações externas, fica muito mais difícil seguir firme em busca do objetivo final. Cada tropeço se torna muito mais doloroso. Isso faz com que muitos não consigam aprender com qualidade ou até desistam. Ou seja, se você possui motivação intrínseca, tudo flui melhor, o que não quer dizer que tudo será fácil.

motivação

Confira a seguir algumas dicas para ter mais motivação!

 

Dicas para se manter motivado

Independentemente do seu tipo de motivação, obstáculos irão surgir. Nem sempre conseguimos nos dedicar apenas àquilo que gostamos, e isso é um fato, nem tudo o que temos que fazer nos dá prazer. Por isso, a motivação pode ir diminuindo com o tempo. Para te ajudar nessa missão, decidimos separar algumas dicas para que você consiga seguir firme em busca dos seus objetivos. Confira:

 

Estilo de aprendizado

Primeiramente, é importante que você descubra o seu estilo de aprendizado. Nem todo mundo consegue aprender de forma autônoma, nem todo mundo consegue adquirir conhecimento por meio de aulas online, nem todo mundo tem tempo todos os dias. Analise sua realidade e a maneira que você fixa melhor os conteúdos e busque algo que se encaixe em seu contexto.

aprendizado

Acredite em você

Você só conseguirá alcançar os seus objetivos se tiver total clareza e compreensão das suas capacidades. Questionar-se em alguns momentos é normal, mas nunca se esqueça do que você sabe que é capaz de fazer.

 

Crie metas

Metas são o combustível que nos move. Estabeleça objetivos para curto e longo prazo, dos mais simples aos mais complexos, e vá atrás deles.

 

Comemore suas conquistas

Criar objetivos é importante, criar maneiras de se recompensar por alcançá-los também. Ter consciência dos resultados alcançados é essencial para a caminhada. Celebrar suas vitórias também é uma maneira de se manter motivado, pois gera uma sensação de dever cumprido.

motivado

Aprenda com os erros

Não se martirize ou se bloqueie por uma falha, os erros são muito importantes para que possamos ficar mais experientes e atentos com relação a algumas situações. Toda experiência se converte em aprendizado. Mantenha o foco e siga em frente.

 

Vai com medo mesmo

No meio do caminho, é comum que surjam algumas inseguranças e medos, mas não desista por causa disso. Supere essas barreiras e persista, nunca fuja dos desafios, eles surgem para nos fazer evoluir.

 

Evite reclamar

Reclamar da situação vai resolver o problema não vai resolver seu problema, então esqueça isso. Foque em analisar onde você está errando e em corrigir seu comportamento. Externar coisas negativas só irá te atrasar.

Evite reclamar

Reflita

Procure dedicar um tempo para refletir sobre seus erros e acertos. É muito importante fazer isso para que você consiga analisar se suas ações estão alinhadas com seus objetivos. Assim dá para redirecionar seus esforços a tempo, caso as coisas não estejam indo como você deseja.

 

É claro que pôr em prática todas essas atitudes pode ser algo complicado no início, mas se você persistir e transformá-las em hábitos, as coisas irão fluir com muito mais naturalidade.

 

Curtiu o conteúdo? Conhece alguém que está precisando ler esse texto? Compartilhe com ele(a) e continue acompanhando o nosso blog!

 

veja também: