Hub Plural | blog | como fazer networking trabalhando remoto?

blog

Como fazer networking trabalhando remoto?

Em tempos de isolamento social e alternância entre trabalho presencial e home office, você sabe como fazer networking de forma remota? Como ainda não sabemos muito bem quando a pandemia irá se resolver e vivemos o hoje, é preciso que você esteja preparado para recalcular a rota (caso ainda não tenha feito isso) e reorganizar sua carreira de maneira que você crie oportunidades de crescimento e construa uma rede de contatos, independentemente se você está trabalhando de casa.

 

É por meio do networking que você conhecerá profissionais que podem surgir como colegas e evoluir para grandes parcerias capazes de alavancar a sua carreira. Mas como podemos fazer isso durante a pandemia, um momento em que muitas organizações estão trabalhando em home office? Confira as dicas abaixo!

 

Não se deixe paralisar

Todos estamos em estado de alerta e evitando ao máximo sair de casa, mas não podemos deixar que essa fase estacione nossa carreira. Algo não saiu como o planejado? Busque uma maneira alternativa de fazer dar certo. Se seu intercâmbio não pode ser realizado agora, por exemplo, faça um estudo de língua à distância. A ideia é aproveitar as oportunidades e continuar avançando rumo aos seus objetivos do jeito que der.

não paralisar

Use as ferramentas corretas

Desde que a pandemia começou, muitos aplicativos e ferramentas começaram a ser testadas. Muitas delas já estão consolidadas e continuarão a ser utilizadas por um bom tempo, uma vez que facilitam o contato entre as pessoas sem a necessidade de encontros presenciais. Por isso, busque estar sempre se atualizando e use softwares que facilitem sua gestão de tarefas e fluxos de informação.

 

O LinkedIn, por exemplo, é um ponto que precisa ser destacado. Se você fizer uma boa gestão dessa mídia social, muitas portas podem ser abertas. Esta rede social é capaz de te aproximar de profissionais que podem impulsionar sua vida profissional. Por isso, trabalhe para torná-la um ótimo cartão de visitas para sua carreira.

 

Participe de discussões online

Você com certeza deve ter alguns profissionais como referência. Dedique-se a ouvi-los e acompanhar todos os seus conteúdos. E não pare por aí: interaja. Falar com um orador após uma palestra pode até ser intimidador, mas fazer isso durante uma live no Instagram ou enviar uma DM ou fazer um comentário no LinkedIn é bem mais tranquilo. Marque presença por onde passa.

discussões online

Crie conteúdo

Se você deseja se tornar uma referência no seu campo de atuação, uma ótima maneira de fazer isso é produzir conteúdos sobre ela e disponibilizar na internet. Você estará ajudando outras pessoas e ao mesmo tempo colocando seu nome em evidência. As opções são muitas: criar um canal no YouTube, uma página no Instagram, um blog ou um podcast, por exemplo. Mas é essencial que esse conteúdo esteja totalmente alinhado com o planejamento estratégico da sua carreira.

 

Cursos que agreguem e aproximem

Faça cursos de curta duração que irão somar nos seus conhecimentos e que irão te fazer ter contato com profissionais que podem trocar experiências e informações com você. Mas não deixe o filtro de lado, opte sempre por instituições que sejam sólidas e tenham características diferenciais. Não adianta ser um lugar meia boca, escolha sempre as empresas que te oferecerão uma estrutura impecável e um corpo de professores capacitados.

 

Dicas anotadas? Se você curtiu o conteúdo, compartilhe com seus amigos e continue acompanhando nosso blog!

 

 

veja também: