Hub Plural | blog | coworking ou escritório próprio?

blog

Coworking ou escritório próprio: quem vence essa disputa?

Estamos passando por um período transformador no mercado de trabalho. Muitos profissionais estão trocando a estabilidade de um emprego fixo pela flexibilidade do trabalho autônomo, freelancer ou até mesmo apostando as fichas em startups e pequenas empresas. E, ao colocar isso em prática, surge a dúvida sobre onde é melhor trabalhar: Hub Plural ou escritório próprio?

Um escritório próprio significa um local que somente você (ou a sua equipe) utilizará, sendo a única opção até alguns anos atrás. Porém, os espaços de coworking estão cada vez mais populares por conta dos benefícios que podem oferecer aos seus clientes.

É justamente sobre essa questão que falaremos neste artigo: por que o espaço de coworking está ganhando cada vez mais adeptos, principalmente aqui em Recife?

COWORKING OU ESCRITÓRIO PRÓPRIO: 7 VANTAGENS REAIS DE UM ESPAÇO DE COWORKING

De acordo com o Censo Coworking 2018 o número de espaços de coworking conhecidos no Brasil até este ano já superava o ano anterior em 48%. Em 2017 o crescimento foi de 114% em relação a 2016. E apesar da queda no crescimento, a tendência é que os escritórios compartilhados só venham a crescer. Afinal, representam uma série de vantagens em relação aos escritórios próprios. Entenda a seguir quais são elas!

1. UM COWORKING OFERECE O MENOR IMPACTO PARA O SEU BOLSO

Independentemente da atividade realizada por um profissional, reduzir ao máximo os custos ajuda na obtenção de bons resultados financeiros, certo? Quanto menos despesas você tiver que pagar ao longo do mês, mais dinheiro sobrará em caixa.

Nesse ponto, ao se perguntar se é mais vantajoso financeiramente ficar em um coworking ou escritório próprio é inegável que o primeiro apresenta custos muito menores. IPTU, móveis, equipamentos, energia elétrica, internet, taxa de condomínio, limpeza. Todos esses são exemplos de custos que você pode evitar ao optar pelo uso de escritórios compartilhados.

É claro que você não poderá utilizar o espaço de um coworking para trabalhar de graça, mas a taxa que será cobrada representa um melhor custo benefício quando comparada aos custos de um escritório próprio. Um espaço de coworking representa também uma maior flexibilidade, já que é possível contratar planos diários, semanais ou mensais que se adéquam às suas necessidades.

Conheça os planos do Hub Plural e traga a sua empresa para um de nossos espaços.

2. UMA OPÇÃO PARA FUGIR DO ALTO ALUGUEL DAS SALAS COMERCIAIS

Para você ter uma ideia, só no Recife, o valor do aluguel de imóveis sofreu alta de 4,98% em 2017. O dado é do Índice FipeZap e também reflete no preço dos aluguéis de salas comerciais.

E o dinheiro que seria investido na aquisição ou no aluguel de um imóvel para fins comerciais pode ser usado para outro fim. Um exemplo seria aplicar esse recurso em capital de giro ou em outro investimento para a formação de um fundo de reserva de contingência.

Para reduzir ainda mais os custos envolvidos, dá para contratar um atendimento telefônico personalizado com o nome da sua empresa, gerenciar correspondências e usar o endereço comercial do próprio coworking.

3. PROPORCIONA TODA A FLEXIBILIDADE QUE VOCÊ PRECISA

Quando você está nos estágios iniciais de um novo projeto é muito difícil prever como serão as coisas em um ano, não é? Esse pode ser um fator crítico ao avaliar coworking ou escritório próprio.

O problema em optar por um escritório próprio é que o contrato de aluguel de uma sala comercial dificilmente será firmado em um período menor que isso.

Já o coworking, conforme acabamos de ver, possui planos que permitem que você trabalhe pelo tempo que necessitar. Além disso, você tem toda a liberdade para personalizar os seus horários e também a sua sala ou mesa – não sendo necessário trabalhar preso aos horários comerciais. Ou seja, é possível focar no que realmente precisa.

Os escritórios compartilhados oferecem ainda a possibilidade de trabalho em salas privadas. Uma boa opção para equipes com mais de três pessoas. Uma oportunidade para ter a privacidade que a sua empresa precisa e poder acessar ambientes compartilhados como banheiros, copa, recepção e sala de reunião. Então, não é preciso arcar com custos de infraestrutura e manutenção.

4. OPORTUNIDADE DE OFERECER SERVIÇOS DE MODO MULTIDISCIPLINAR

Muitos profissionais aproveitam a interação com colegas de profissão para a formação de uma equipe multidisciplinar.

Composta por outros autônomos de áreas complementares, a sua empresa pode oferecer um leque maior de serviços para os clientes – o que acaba sendo muito conveniente para ambos.

Isso sem falar na possibilidade de indicações e de networking, que veremos no tópico seguinte! Então, ao avaliar coworking ou escritório próprio a primeira alternativa continua sendo a mais vantajosa.

5. FAVORECE O NETWORKING

Uma das grandes vantagens do coworking é que um tipo de espaço como esse reúne vários profissionais de diversas áreas de atuação dispostos a trocar experiências, criando um ambiente de mutualismo. É ideal para encontrar parcerias comerciais, fornecedores ou clientes.

A possibilidade de criar uma rede de contatos é outra vantagem a ser considerada quando a dúvida é coworking ou escritório próprio. Segundo uma pesquisa realizada pelo site americano Deskmag’s e citado pelo Portal Terra, a interação com outros profissionais é citada por 84% dos entrevistados que escolheram trabalhar em um coworking.

Cada dia de trabalho pode ser um grande aprendizado e de conhecimentos que você nem imagina. O debate sobre novas ideias e o desenvolvimento de planos inovadores fica mais fácil quando várias pessoas com experiências próprias contribuem.

E o melhor é que, como passam a conhecer a qualidade do seu trabalho, fazem a indicação do seu serviço de modo natural, quando têm a oportunidade.

6. FACILITA O ATENDIMENTO AOS CLIENTES

Qual é a melhor opção para atender meus clientes: coworking ou escritório próprio? O coworking parece perfeito para trabalhar e desenvolver novas ideias, mas e quando for necessário atender um cliente? Será que a única opção para isso seria ter um escritório próprio?

Nada disso! Os melhores espaços de coworking possuem salas para reunião reservadas e equipadas para você reunir a equipe, receber clientes e fechar os seus negócios.

E cá entre nós, receber um cliente em um ambiente movimentado, com boa estrutura e até mesmo espaço para cafezinho faz toda a diferença. Muito melhor do que precisar arrumar um espaço em casa ou organizar todo o escritório.

7. TAMBÉM É UMA OPORTUNIDADE PARA TER ACESSO À ATIVIDADES EXTRAS

Quem tem mais atividades extras: coworking ou escritório próprio? Um escritório próprio permite que você fique completamente focado no seu negócio, o que pode ser bastante positivo por um lado. Mas, por outro, mantém você afastado de todas as atividades de integração com outros empreendedores que poderiam agregar muito para as suas atividades.

É muito comum que os espaços de coworking organizem eventos para fomentar a criação de contatos e o desenvolvimento de boas ideias: debates, palestras, oficinas, encontros, workshops, entre outros.

Ou seja, além de possuir um bom espaço para desenvolver o seu trabalho, você ainda pode conhecer muitas pessoas interessantes que podem agregar valor ao seu negócio. E tudo isso a um custo menor do que um escritório próprio.

Na capital de Pernambuco, mais especificamente, várias empresas já estão aproveitando a oportunidade de trabalhar em coworking. A Mr. Jobs, a N3urons e a Compasso Tecnologia conheceram os benefícios de exercer suas atividades no Hub Plural.

Estava em dúvida entre o Hub Plural ou escritório próprio e ficou com interesse na primeira opção? Estamos em cinco endereços: Boa Viagem I & II, Aflitos, Recife Antigo e Várzea! Entre em contato conosco e traga a sua empresa para a nova economia!

 

veja mais: