Hub Plural | blog | 4 passos para se recuperar de um bug na apresentação

blog

Deu algo errado na apresentação? Confira 4 passos para você se recuperar

Os tempos mudaram e as apresentações hoje em dia são bem menos formais do que eram há um tempo atrás. No entanto, isso não impede que deslizes sejam cometidos. Quem nunca enfrentou o famoso “branco”? Ou até foi pego de surpresa por um comentário da plateia e acabou perdendo o raciocínio do que seria falado em seguida? Acontece bastante e a sensação é horrível. Por isso, decidimos separar 4 dicas que devem ser utilizadas em situações como estas. Vamos conferir?

 

1 – Dispositivos de memória

Vários especialistas afirmam que nosso cérebro possui a capacidade de conter apenas sete blocos de informações por vez. Por isso, não é uma ideia muito boa tentar lembrar de nove conceitos, cinco narrativas e três gráficos de uma só vez e falar tudo isso de cabeça durante uma apresentação. A não ser que você crie um sistema de recall.

apresentação

Você pode utilizar gatilhos que te auxiliarão a lembrar de determinadas informações. Por exemplo, se você quer lembrar durante a apresentação que existem sete regras do conceito xyz, associe essa informação com outra que já está fixada em sua mente, como o camisa 7 do seu time ou à quantidade de notas musicais existentes. Dessa forma, ficará muito mais fácil lembrar desse tipo de detalhe.

 

2 – Conte uma história

Inserir narrativas em sua apresentação só traz benefícios. Histórias prendem muito mais a atenção dos espectadores do que um conteúdo denso. Além disso, é muito mais fácil lembrar de todas as informações quando elas estão organizadas de forma cronológica dentro de uma narrativa com início, meio e fim. Dessa forma, ficará muito mais tranquilo de lembrar pontos que poderiam passar batidos, caso fossem apresentados de forma solta.

 

3 – Use as pausas ao seu favor

Parar para pegar algo que está a sua frente, anotar qualquer coisas num bloco de notas, tomar um pouco de água ou até mesmo parar para tirar os óculos pode ajudar e muito a sua memória durante as apresentações. Esses segundos investidos nessas atividades são essenciais para que sua mente dê uma pausa no fluxo das ideias. Assim, você poderá recuperar a linha de raciocínio e lembrar das informações que tinha esquecido.

reunião

 

4 – Códigos visuais

Assim como você pode associar uma informação a outra já fixada em sua mente, você também pode fazer essa associação com imagens, cores ou palavras presentes em seu slide. Uma ótima dica é organizar sua apresentação em tópicos espalhados pelas telas da sua apresentação. Dessa maneira, fica bem mais simples agrupar sua memória e seguir uma linha de raciocínio que faça sentido.

 

Se você se perder no meio do caminho e não souber onde parou ou o que vem a seguir, basta voltar ou avançar um slide para ver quais são os tópicos que já foram abordados e quais são os que virão a seguir.

 

Esperamos que as dicas sejam úteis para você e suas apresentações se desenrolem de uma maneira muito mais fluida. Se você curtiu o conteúdo, compartilhe com seus amigos e continue acompanhando nosso blog!

 

veja também: