Hub Plural | blog | dicas para identificar fake news

blog

Dicas para identificar fake news

Quem é que nunca recebeu uma fake news que atire a primeira pedra! Você tava lá, navegando nas redes sociais da vida, dedinho sobe, dedinho desce, quando de repente chega aquela notícia duvidosa. Você lê o título, desce um pouco mais, lê o primeiro parágrafo e se pergunta: “ué, será?”

Em muitas delas, já percebemos de cara que são notícias inverídicas de portais que não possuem credibilidade alguma. No entanto, sempre tem aquela que causa dúvida até nos olhos mais atentos. Mas, e aí, como faz?

Como a gente identifica se aquele link suspeito que chegou pra gente é fake ou real?

Confira nossas diquinhas!

Leia tudo

Muitas vezes, não é nem que a notícia é falsa, apenas o título foi mal escrito ou escrito propositalmente de forma sensacionalista. E aí, ele dá a entender uma coisa, mas quando você se aprofunda no conteúdo, vê que o que está escrito não condiz totalmente com o que a chamada dá a entender.

Em outros casos ainda mais absurdos, o título diz literalmente uma coisa e o resto do conteúdo diz outra totalmente contrária. Má fé que chama, né? Por isso, sempre leia o conteúdo inteiro para evitar decisões e sentimentos precipitados.

fatos

Destrinche os fatos

Uma maneira bem CSI de checar se uma notícia é verdadeira é pesquisar individualmente os fatos apontados por ela. Quando nos deparamos com dados, datas e números, na maioria dos casos confiamos cegamente no que tá escrito, porque isso tende a passar a sensação de autenticidade. Mas, em muitos casos, esses dados são mentirosos ou distorcidos. Então, vale a pena checar, sim.

De que fonte veio isso?

Se você notar que é uma corrente de WhatsApp, já desconfie de cara. Quando o link vem junto com aqueles textinhos sensacionalistas, com negrito e tudo, já olhe meio torto, porque na grande maioria dos casos é fake. Mas, de qualquer forma, caso ainda assim queira abrir a notícia e verificar, busque sobre o site que publicou ela. Será que ele tem autoridade? É um endereço de confiança?

fonte da notícia

Outra coisa que você pode fazer é copiar o título da notícia e dar um Google. Caso ela apareça em outros sites de confiança, é real. Caso contrário, sinta o cheiro de mentira no ar.

E se for em áudio ou vídeo?

Caso a notícia chegue em um desses dois formatos, faça um breve resumo do que relatado e pesquise na internet igual indicamos no item anterior. Caso você dê de cara com alguma notícia de um site de confiança que confirme o relato, ok. Caso contrário, desconfie com força.

notícias fakes

Sites que verificam notícias fakes

Além de seguir as dicas que demos, você também pode entrar em alguns sites que fazem um trabalho massa de verificação de notícias, como o Fato ou Fake, do G1; o Aos Fatos; e o Fake Check – Detector de Fake News.

E vale sempre lembrar: se tá em dúvida se é real, não compartilhe 😉

 

veja também: