Hub Plural | Blog | Ecossistema de inovação de Pernambuco

blog

Ecossistema.PE: Conecte-se ao ecossistema de inovação de Pernambuco

O ambiente colaborativo do Ecossistema.PE, um programa criado para mapear e unir os profissionais responsáveis pelos projetos de inovação realizados em Pernambuco, ganhou uma versão digital. O site Ecossistema.PE, que foi lançado hoje, é uma plataforma aberta, orgânica e atualizada que reúne tudo o que é produzido em nossa terra, em termos de inovação.

 

Dessa maneira, o portal assume a função de porta de entrada para que negócios ligados à indústria, serviços, comércio e outros setores tenham um ponto de encontro central e descomplicado, onde possam encontrar soluções criativas e inovadoras criadas por empresas de tecnologia e startups pernambucanas.

ecossistema

Quem está por trás

O portal é uma iniciativa do Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), vinculada da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Porto Digital e a Softex Recife. Além disso, a comunidade de startups Manguez.al, o Sebrae-PE, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro PE/PB), a UFPE, a Secretaria de Ciência e Tecnologia e o Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Pernambuco (Seprope) também são apoiadores do projeto.

 

A ideia surgiu a partir de uma iniciativa do Programa Desenvolve.AI!, que queria criar um banco de dados composto por empresas de tecnologia, centros e grupos de pesquisa, incubadoras, aceleradoras, entre outros negócios semelhantes. Com o Ecossistema.PE, será muito mais fácil conectar solucionadores com os potenciais clientes das empresas participantes do projeto.

projeto

O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Roberto Abreu e Lima, afirma que a Agência vem apostando em inovação e tecnologia para impulsionar o desenvolvimento da economia pernambucana.

 

“O programa Desenvolve.AI, que é o grande guarda-chuva desta ação, tem uma proposta de atuação única, levando para grandes empresas um time de especialistas que buscarão soluções tecnológicas e mudanças positivas para processos internos de cada corporação. Esse programa oportunizou a criação desse banco de dados tecnológico apresentando todo o potencial de Pernambuco para geração, investimento e digitalização de negócios”, afirma.

 

Além disso, segundo o diretor de Fomento e Inovação da AD Diper, Jaime Alheiros, a plataforma também é essencial para a resolução de problemas presentes em diversos segmentos econômicos que compõem o PIB de Pernambuco. “O mapeamento do ecossistema e soluções é uma etapa crucial para o sucesso do Desenvolve.AI. Sabendo da necessidade dessas empresas e tendo acesso direto às soluções disponíveis, ou em fase de desenvolvimento, aumentamos muito a chance de resolvermos problemas recorrentes no estado”, salienta.

ideia

Ainda sobre o portal, o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, afirma que “o Ecossistema.PE é o ponto de partida para participação em programas de inovação aberta e matchmaking, assim como outras ações ofertadas pelos principais atores do pólo. Afinal, além de ser uma ferramenta para o próprio ecossistema, também é um portfólio do que nós, como cluster global de tecnologia, podemos oferecer”.

 

Curtiu o conteúdo? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando nosso blog!

 

veja também: