O que a cultura corporativa tóxica tem a ver com a Grande Renúncia?

blog

4 atitudes antirracistas para implementar já na sua empresa

Como a gente sabe, empresas fazem parte da sociedade e têm responsabilidade sobre o mundo que construímos. Se queremos um mundo mais igualitário temos que construir isso dentro das organizações empresariais. 

Uma cultura organizacional vai muito além das práticas dentro do escritório. Cultura organizacional é, também, um modo de enxergar o mundo. Como uma empresa se posiciona, no que acredita. A gente falou sobre isso aqui.

Nesse sentido, o que empresas podem  fazer efetivamente para se posicionarem como antirracista e ajudarem a construir uma sociedade em que pessoas não sejam discriminadas por causa da cor da pele?

Confira 4 atitudes organizacionais antirracistas para implementar já na sua empresa:

 

  1. Tudo começa com conhecimento. Por isso, promova debates, conversas ou palestras sobre racismo. Assim, a sua equipe que ainda não sabe muito sobre o tema vai aprender sobre a reprodução do racismo.
  2. Não basta ter pessoas negras na equipe. É preciso ter pessoas negras em cargos de liderança. Somente assim a sua empresa vai dar espaço para que decisões importantes sejam tomadas também por pessoas negras. Para você ter uma ideia: o Instituto Ethos fez um levantamento sobre o perfil racial das 500 maiores empresas brasileiras, apenas 5% dos conselhos de administração possuem pessoas negras. Enquanto isso, 57,7% das funções de aprendiz são ocupadas por elas. 
  3. Gestores e líderes devem dar exemplo e estar atentos ao debate sobre raça. A discussão será mais valorizada na empresa que pessoas em posição de chefia demonstrarem a importância do assunto e o quanto consideram fundamental o antirracismo na cultura da organização.
  4. Tomar atitudes efetivamente racistas, isso pode ser feito com a construção de um plano de diretrizes de igualdade racial, com metas como estabelecer a proporcionalidade no quadro de funcionários. 

 

Agora é hora de colocar as mãos na massa! E, psiu, mesmo se você não estiver em um cargo de liderança, leve esse debate para o seu gestor. Temos certeza que a empresa vai crescer muito adotando essa atitude.