Especialista compartilha 4 dicas para falar melhor em público

blog

Especialista compartilha 4 dicas para falar melhor em público

Alguma vez você já chegou na frente de uma plateia e travou? Ou então estava em uma reunião, em uma mesa enorme com muitas pessoas ao seu redor, e se enrolou na hora de falar? 

Ter dificuldade de falar bem em público é um problema comum e pode ser vencido com algumas técnicas simples. Como sabemos, a comunicação é a base de qualquer relacionamento, e na vida profissional faz toda diferença.

Sobre isso, a especialista do Google responsável pela área de recrutamento de diversidade, equidade e inclusão da América Latina, Lisiane Lemos, deu algumas dicas. Bora conferir?

 

4 dicas para falar melhor em público

 

📝 As pessoas gostam de ouvir histórias e boas histórias têm uma narrativa com início, ápice e fim, o fim pode vir junto com um aprendizado ou mesmo com um motivo de riso, duas coisas que vão conectar os seus ouvintes à você e à sua narrativa.

📝Fale sobre algo que você tem um conhecimento profundo. Trazer dados, fatos históricos e informações sempre torna o seu discurso mais atraente.

📝Controle o seu tempo. Anote os seus tópicos principais, se possível ensaie antes cronometrando o seu tempo e fique atento a reação das pessoas enquanto você fala. A reação do público pode, inclusive, interferir no tamanho da história que pode ser prolongada ou mesmo encurtada de acordo com a reação das pessoas.

📝Ao final de cada apresentação, avalie sobre o que funcionou e o que precisa ser ajustado para fazer ainda melhor da próxima vez.