Hub Plural | blog | hard skills: o que são e quais são as mais importantes?

blog

Hard skills: o que são e quais são as mais importantes?

O mercado de trabalho se transforma diariamente numa velocidade que mal podemos enxergar. Essa transformação faz com que ele seja cada vez mais exigente, e, o que achávamos ser o suficiente ontem para nos garantir certas vagas de emprego, já não é o bastante amanhã. Para sermos profissionais diferenciados e nos destacarmos, precisamos de 3 pilares: conhecimento sobre a área em que vamos trabalhar, soft skills e hard skills.

Soft skills? Hard skills? O que é isso?

As soft skills nada mais são do que as nossas habilidades comportamentais, como pensamento analítico e crítico, capacidade de resolver problemas, facilidade de aprendizado, inteligência emocional, criatividade e resiliência. Já as hard skills são habilidades adquiridas por meio do estudo. Podemos citar como exemplos de hard skills aprender novas línguas, finanças, marketing e tecnologia, entre outras coisas.

 

No entanto, vale destacar que por serem habilidades técnicas, é preciso que o profissional saiba aplicar o conhecimento adquirido na prática. Experiência é importante. Não adianta saber teoricamente como funciona a montagem de um carro e não saber fazer isso na hora do “vamo ver”.

 

habilidades técnicas

 

Além disso, as hard skills não são estáticas. Como dissemos no início do texto, hoje em dia as coisas mudam muito rápido. Por isso, é preciso que o conhecimento adquirido seja atualizado constantemente. O estudo não termina ao receber o certificado de conclusão da instituição de ensino que você estudou, ele começa lá. Seu aprendizado irá continuar pelo resto da sua carreira profissional.

 

Mas quais são as hard skills mais requisitadas atualmente? É o que iremos descobrir agora!

 

As hard skills mais requisitadas nos dias de hoje:

Blockchain

A tecnologia, que nasceu juntamente do Bitcoin, já tem dado voos solos em várias outras áreas independentes das criptomoedas. Atualmente, o blockchain é uma poderosa ferramenta de armazenamento, validação, autorização e movimentação de dados, sendo o meio mais seguro de fazer tudo isso. Por isso, profissionais que possuem habilidades e conhecimentos sobre blockchain são muito valiosos no momento atual e serão ainda mais no futuro.

 

Inteligência Artificial

Pessoas que possuem habilidades de dominar as capacidades da IA e que entendem sobre o aprendizado de máquina e de processamento de linguagem natural são as que ajudarão as organizações a disponibilizar produtos e serviços inovadores, personalizados e relevantes.

 

Cloud Computing

A computação em nuvem já deixou de ser uma tendência para o futuro e se transformou numa realidade do presente. Diversas empresas já são criadas e funcionam na nuvem. Por isso, profissionais que possuem as habilidades necessárias para o desenvolvimento da arquitetura técnica, do design e para a entrega dos sistemas em nuvem são bastante valorizados.

 

Cloud Computing

Computação Científica

Cada vez mais as empresas estão precisando de profissionais que as auxiliem a desenvolver modelos de aprendizado de máquina e aplicar abordagens estratégicas e analíticas a grandes conjuntos de dados. Desenvolvedores mobile e full stack, profissionais que atuam tanto no back-end quanto no front-end, são alguns dos mais procurados.

 

Curtiu o conteúdo? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando nosso blog!

 

Veja também: