3 maneiras principais de alavancar negócios com Inclusão e Diversidade

blog

3 maneiras principais de alavancar negócios com Inclusão e Diversidade

Tudo começou com uma pesquisa liderada pela líder mundial em consultoria empresarial,  McKinsey & Company. O estudo estava interessado em saber se e como a diversidade nas equipes repercutiam nos negócios. 

Mas no meio do caminho os especialistas ficaram tão impactados com a repercussão da diversidade nas empresas e – mais especificamente – na lucratividade das empresas, que resolveram criar uma metodologia para alavancar negócios a partir dos aprendizados da pesquisa sobre inclusão e da diversidade.

Eles chamaram a metodologia empresarial de I&D, literalmente inclusion and diversity ou inclusão e diversidade, em bom português. Bora aos aprendizados?

 

Confira 3 formas de alavancar negócios com a I&D:

 

#1 Ganhe a guerra pelos talentos 

Modelos de negócios e estruturas organizacionais tradicionais estão ficando no passado e um dos grandes motivos para isso é justamente a falta de inclusão e diversidade. A retenção de talentos é um ativo fundamental para qualquer negócio prosperar e um ponto chave para conseguir captar e reter talentos é a I&D. Empresas inclusivas e diversas são mais atraentes para talentos que têm um nível de exigência mais alto para permanecer em um trabalho.

 

#2 Potencialize a diversidade para atender melhor o seu cliente

Grupos diversos abrem um leque maior de possibilidades de atender bem. Afinal quanto mais diversidade interna, maior a capacidade de atender bem clientes diversos. Assim como mulheres sabem melhor que ninguém o que é mais atraente e melhor para elas, pessoas LGBTQIAP+ também sabem melhor que ninguém o que as atrai, quais as suas necessidades e que tipo de comunicação chama mais a sua atenção. Quanto mais diversidade, mais chances de você ser assertivo com os mais diversos grupos.

 

#3 Melhore a tomada de decisão com a I&D

Você já pensou em montar uma comissão de conselheiros a partir da I&D? Se não pensou, está perdendo tempo e dinheiro. De acordo com a pesquisa, grupos diversos e inclusivos tomam decisões melhores. Mesmo que a palavra final seja sua, ter um grupo diverso de funcionários para opinar sobre assuntos que precisam ser decididos na empresa vai gerar mais chances de acerto. Além de engajar mais essas pessoas com o seu negócio porque elas se sentirão fazendo parte do seu projeto.