4 passos para implementar o lifelong learner na sua empresa

blog

4 passos para implementar o lifelong learner na sua empresa

Com a aceleração das tecnologias e a transformação nas relações de consumo, produtos, serviços e modelos de negócios estão passando por mudanças. Isso exige que do lado de cá do balcão as coisas também se transformem. 

Se você está trabalhando todos os dias para fazer o seu empreendimento andar para frente, o lifelong learner é uma necessidade para essa caminhada. Porque não existe transformação sem aprendizado contínuo.

Como tudo na vida de quem empreende, não existem fórmulas prontas. Mas algumas dicas podem facilitar esse processo e tornar ele mais assertivo. Confira 4 passos para implementar o lifelong learner no seu negócio. 

 

#1 Faça do aprendizado um hábito

Hábitos precisam de recorrência para se fixarem na rotina. Se você tem uma empresa, crie um momento de aprendizagem para a equipe. Que tal 1 vez por mês promover um bate papo com um especialista convidado?

 

#2 Amplie a sua compreensão sobre aprendizagem

Aprendizagem não precisa ser somente sobre a sua área de atuação. Na verdade, é melhor que o seu repertório seja mais amplo que a sua rotina profissional. Pessoas que têm conhecimento mais amplo e variado tendem a ser mais criativas, mais assertivas na hora de buscar soluções e resolver problemas. Então, nada de restringir a aprendizagem! Na hora de aprender, vale tudo! Basta ser uma coisa que você ainda não conhece.

 

#3 Estimule a curiosidade na sua equipe

Pessoas curiosas se interessam mais por aprendizado. Por isso, estimular a curiosidade é uma maneira de fazer a sua equipe ser também mais interessada e engajada. Você pode fazer isso por meio de dinâmicas entre as equipes ou até mesmo criando expectativa sobre eventos e ações da empresa.

 

# Respeite o tempo de aprendizagem

O tempo de aprendizagem nada mais é que o período necessário para que cada pessoa absorva um novo aprendizado. Para transformar uma memória transitória em uma memória duradoura, é necessário que haja tempo entre o aprendizado adquirido e os próximos que virão. Por isso, seja para aprender uma ferramenta nova ou para implementar um novo fluxo, sistema ou hábito, é necessário que o tempo de adaptação e retenção do aprendizado seja respeitado. 

Agora que você já sabe como começar a implementar o lifelong learner no seu negócio, que tal começar fazendo uma lista de quais os primeiros passos que você vai adotar para construir uma cultura que estimule mais o aprendizado contínuo? O resultado desse investimento, nós já sabemos: uma equipe com mentalidade infinita, mais engajada e preparada para lidar com as transformações do mercado.