Como se preparar para os imprevistos que podem ser previstos

blog

Como se preparar para os imprevistos que podem ser previstos

Existe um mito no mundo dos negócios que também acontece na vida pessoal, o mito dos imprevistos que, na verdade, poderiam ter sido previstos.

Acontece que tem situações na vida das pessoas – e das empresas – que são facilmente identificadas como possibilidades futuras porque são comuns de acontecerem, mas que em geral ninguém se prepara com antecedência. E aí, quando acontece, são taxadas de “imprevistos”.

Do adoecimento de um animalzinho de estimação, ao pedido de demissão de um funcionário essencial para a empresa. São muitas as situações em que os tais “imprevistos” poderiam ter sido previstos. 

Isso não significa que você vai viver pensando em situações ruins que podem acontecer a qualquer momento. Mas sim que você pode se preparar para que, quando as situações acontecerem, você não seja pego completamente desprevenido.

No planejamento financeiro, por exemplo, isso se materializa na chamada reserva de emergência. Uma poupança direcionada apenas para situações imprevistas que foram consideradas e previstas em algum momento.

 

Prevenção 

 

Seja na vida pessoal ou no planejamento de uma empresa, é possível fazer uma prevenção para se proteger nessas situações.

Uma opção bastante comum e assertiva é, por exemplo, a contratação de seguros. Outra alternativa para lidar melhor com situações não planejadas é realizar um estudo de possíveis riscos.

Ao identificar as possibilidades fora do seu planejamento e controle, você pode se preparar melhor para lidar com elas quando e se elas de fato acontecerem, sem que isso prejudique você ou o seu negócio.