Liderar não é o mesmo que ser líder - Hub Plural

blog

Liderar não é o mesmo que ser líder

Liderar é ação, ser o líder de determinada empresa é apenas um cargo. Nem todos os líderes conseguem efetivamente exercer uma liderança. 

Quem lidera consegue que os outros o sigam porque acreditam, confiam e apostam no que está sendo proposto. Porque no final das contas, todos nós fazemos muito melhor aquilo que acreditamos.

 

O que a comunicação tem a ver com isso?

Em outras palavras podemos dizer que marcas não vendem somente os seus produtos ou serviços, vendem um modo de olhar o mundo, um estilo de vida. E se isso vale para o público externo, os consumidores, é tão valioso quanto para o público interno, os funcionários.

Por exemplo, a Coca-cola vende refrigerante, mas vende também felicidade. Afinal, junto com a garrafinha vem a proposta: abra a felicidade. Assim como junto com o sabão OMO vem a ideia de que se sujar faz bem e com a Tim vem o convite para viver sem fronteiras. Todos esses são taglines, um recurso da publicidade para representar a alma de um negócio, dar vida ao que ele representa.

Agora imagine que os seus funcionários são o seu público número 1. E se você não tem uma empresa, mas tem um cargo de gestão, a sua equipe é o seu público número 1. Ela precisa acreditar no que está fazendo e só tem um jeito de você conseguir isso: se comunicando bem para isso.

 

Para a comunicação abrir as portas, a confiança é a chave certa

Se você se comunica bem com a sua equipe, você tem meio caminho andado. Mas as portas para a liderança efetiva serão abertas com algo que só você pode conquistar: a confiança da sua equipe. 

Além de dar exemplo e entregar sempre o seu melhor no trabalho, a confiança inspira muito mais que produtividade. Líderes que inspiram confiança conseguem liderar com facilidade porque naturalmente trazem os seus propósitos para o dia a dia. 

Você sabe qual é o seu propósito ou o propósito da sua empresa? Aqui no Hub Plural, por exemplo, não vendemos espaços para trabalhar. Oferecemos uma comunidade para você encontrar o seu lugar no mundo. 

Quer saber mais sobre propósito e liderança? Nós preparamos um post sobre isso. Confira aqui.