O que 2023 reserva para o mundo dos negócios?

blog

O que 2023 reserva para o mundo dos negócios?

Ficar meses a fio isolados, definitivamente, transformou as pessoas e, consequentemente, isso mudou também o mercado de trabalho e os negócios. 

As tendências do mundo dos negócios projetadas para 2023 acompanham essas transformações, informações contextuais e avanços tecnológicos. 

Estar atento aos movimentos do mercado é fundamental para conquistar as melhores oportunidades. Confira as principais tendências para o mundo dos negócios em 2023.

#1 Jornada do cliente

Não é exatamente uma novidade que os clientes se tornaram os grandes protagonistas do mercado. A novidade é que agora temos mais aprendizados sobre isso e sabemos como estruturar a jornada do cliente, em todos os detalhes que geram encantamento e, principalmente, resultados. Quem souber estruturar a jornada do cliente e investir tempo e dinheiro nisso, sairá na frente.

#2 E-commerce

Os dados mostram que nunca se comprou tanto on-line. Esta é uma tendência da pandemia que colocou o e-commerce em um outro patamar para o mundo dos negócios. Para ser competitivo no mercado, empresas precisam cultivar a sua presença digital, trabalhar a jornada do cliente de maneira integrada, investir em navegabilidade, design responsivo e em sites que se adequem a computadores e, sobretudo, aos smartphones. 

#3 ESG

A sigla Environmental, Social and Corporate Governance, em português Governança Ambiental, Social e Corporativa, se refere à tendência em que as empresas se envolvem com os desafios da sociedade contemporânea.

Ou seja, empresas e marcas passam a ter uma atuação social mais visada pelos consumidores e passam a aderir práticas de sustentabilidade e diversidade, por exemplo. Investindo em upcycling [alô alô copos reutilizáveis!] e na contratação de profissionais que tragam para a empresa diversidade racial, de gênero, sexualidade, etária etc.