Hub Plural | blog | os 5 erros mais cometidos nas redes sociais

blog

Os 5 erros mais cometidos por pequenas empresas nas redes sociais

Por conta da pandemia, várias empresas que insistiam em adiar a entrada nas redes sociais foram “obrigadas” a finalmente ingressar no universo digital. Se antes já era importante ter uma presença online, os acontecimentos de 2020 fizeram isso ser essencial.

 

Muita coisa mudou com a chegada do Covid-19, inclusive a nossa forma de consumir produtos e serviços. Se o número de compras online já vinha crescendo, com a pandemia ele pipocou. E é a partir daí que começamos a chegar onde queremos. Essa entrada abrupta fez com que muitos empreendedores que tinham zero conhecimento em redes sociais começassem a se aventurar nesse mundo, sedentos por notificações infinitas de vendas.

 

No entanto, por não saberem bem o que estão fazendo, eles cometem erros básicos que são capazes de desacelerar e até travar o sucesso de qualquer marca nas redes sociais. Vamos conferir quais são esses erros?

conteúdo

 

1 – Pouco conteúdo

Primeiro de tudo, temos que ter em mente que as pessoas não estão nas redes sociais prioritariamente para comprar algo, elas querem socializar e se divertir. Então, pense nisso antes de despejar postagens de produtos, como se seu perfil fosse uma vitrine. Você precisa despertar em seus seguidores o desejo de compra. Se sua empresa vai vender um celular X, por exemplo, precisa demonstrar por meio de posts que ele é capaz de fazer muito mais coisas que o celular Y.

 

Com isso, queremos dizer que é proibido postar conteúdos de venda? Não. Você também não pode cair na armadilha de criar apenas posts legais e interativos, seu negócio não irá sobreviver de curtidas e comentários. Por isso, busque postar conteúdos ricos e mesclar com posts mais objetivos, com vendas diretas.

 

2 – Focar em apenas uma rede

Você acha que a rede social principal do seu negócio deve ser o Instagram? Ok, esteja lá. Mas não se limite a ele. Redes sociais vêm e vão, e você não pode correr o risco de perder todo um trabalho feito em apenas uma rede social e ter que reconstruir sua imagem, começando do zero em outra. Se pudéssemos dar um conselho, seria: esteja em todas as redes. Mas como isso não é possível para muitas das pequenas empresas, escolha duas ou três e foque em produzir conteúdo de qualidade para todas elas.

 

3 – Usar o perfil pessoal

Não misture as coisas, usar o seu perfil pessoal para vender seus produtos ou serviços é atirar em seu próprio pé. Um perfil comercial disponibiliza muito mais métricas para você sobre seguidores, curtidas, comentários e cliques. Além disso, uma dica legal é humanizar sua marca. Mostrar o rosto de quem está por trás do negócio passa muita credibilidade para os consumidores.

 

Mostre os bastidores da empresa, as novidades e até os perrengues. Tudo isso gera identificação. A dica é que pelo menos 20% do conteúdo do seu negócio seja pessoal, já que isso estimula a conexão emocional.

 

erros redes sociais

4 – Não interagir

Não responder aos comentários dos seus posts diminui o alcance deles. O Instagram irá entender que seu conteúdo não é interessante, já que ninguém está interagindo com ele. Então, ele não será mostrado para muitas pessoas. Caso algum cliente reclame de algo, responda-o o mais rápido possível, com transparência e honestidade. Dessa forma, você ganhará muito mais pontos do que fingindo que não viu nada. Manter um cliente é muito mais barato do que conquistar um novo.

 

5 – Querer resultados rápidos

Suas publicações não chegam para todos os seus seguidores. Na verdade, elas chegam para pouquíssimas pessoas. Então, se você pretende utilizar conteúdo orgânico, não espere uma chuva de vendas instantânea. Se você deseja que seus posts tenham um alcance maior, precisa pagar para anunciá-los. Com esta ferramenta, é possível segmentar seu conteúdo para as pessoas certas, que irão realmente se interessar pelo o que você tem a oferecer.

 

Mas cuidado, comece investindo pouco e, se possível, contrate um profissional especializado no assunto. Criar e gerenciar anúncios por conta própria, sem ter conhecimento algum no tema, pode te fazer perder muito dinheiro.

 

Dicas anotadas? Compartilhe o artigo com seus amigos e continue acompanhando o nosso blog!

 

veja também: