Hub Plural | blog | os perrengues do home office

blog

Os perrengues do home office

Se em algum dia a gente imaginou que trabalhar em casa seria um paraíso, a pandemia conseguiu mostrar que a realidade não é bem assim. É claro que temos um lado bom nessa história, todas as coisas têm. Não pegar trânsito é ótimo, estar mais perto dos familiares e a redução de custos com transporte e refeição também.

 

À primeira vista, e, na teoria, tudo isso parece compensar nesse modo de trabalhar. Mas basta a gente viver essa realidade por um período de tempo maior, que logo vemos que nem tudo são flores. Vamos dar uma sacadinha em alguns perrengues que enfrentamos nessa modalidade?

 

É hoje que tu larga amanhã

A lista de consequências negativas do home office pode ser bastante longa e o que parecia um sonho, se mostrou para muitos um verdadeiro pesadelo. Horário de trabalho? Saudades, né, minha filha? Muitos profissionais passaram a misturar vida pessoal e profissional e depois não souberam como separar. Se num escritório, ao sair para o lado de fora, na maioria das vezes o expediente termina, o que acontece quando sua casa vira seu ambiente de trabalho e você não sai dela? Isso mesmo, um expediente sem fim.

 

rotina home office

Privacidade? Nunca nem vi

Outra coisinha bem chata que acontece quando estamos trabalhando em casa é que alguns dos nossos familiares não entendem que estamos em horário de trabalho, mesmo estando em casa. Eles acham que se estamos no quarto ao lado, estamos disponíveis às 15h da tarde para fazer um bolo, que dá pra fazer aquele trabalho e aquela reunião depois, é só largar tudo, pegar a margarina, o trigo e colocar as mãos na massa.

 

Preciso ver um ser humano

Algo que também pode acabar afetando bastante quem está isolado trabalhando em casa é a falta de interação com outras pessoas. O olho no olho e a comunicação corporal fazem muita falta e esse distanciamento pode acabar prejudicando tanto o rendimento profissional quanto a saúde mental do colaborador.

 

Saudades trocar figurinhas

Ao mesmo tempo que um contato casual olho a olho para bater um papo com um colega de equipe faz falta, essa falta de interação também atrapalha a troca de experiências entre os profissionais. Aquelas dicas que muitas vezes surgem no meio do expediente quando você está travado em alguma atividade, simplesmente inexistem no home office, já que as conversas se tornam mais raras quando feitas pelo WhatsApp.

home office

Exercício? Que aplicativo é esse?

Se num escritório a gente se movimenta de um lado para o outro, sai para ir na padaria, vai até o ponto de ônibus e anda até a plataforma no metrô, em casa a gente fica um tanto estagnado, fisicamente falando. Então, se você já não é uma pessoa que pratica exercícios, o sedentarismo chega batendo muito mais forte no rolê quando você está de home office. Sabe aquela dor nas costas? Ela não veio do nada, tá?

 

Se formos destrinchar os detalhes, essa lista pode ser ainda maior. A verdade é que se colocarmos na balança, trabalhar em casa pode acabar pesando um pouco mais pro lado negativo, fazendo a gente sentir saudades do bom e velho escritório. E quando queremos voltar pro escritório, mantendo a flexibilidade que temos em casa, você já sabe qual a melhor opção, né? Vai de Hub Plural!

 

Curtiu o conteúdo? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando nosso blog!

 

veja também: