Hub Plural | blog | o que fazer para manter nossos olhos saudáveis?

blog

Pandemia: o que fazer para manter nossos olhos saudáveis?

Devido à pandemia do covid-19, muitas pessoas ainda continuam trabalhando de suas casas. Isso faz com que elas fiquem expostas a dispositivos como computadores e smartphones por muito mais horas do dia. Por isso, muitas delas têm se queixado de problemas de vista como coceira, visão embaçada, dores de cabeça e fadiga ocular.

 

Segundo uma pesquisa realizada pela instituição britânica Fight for Sight, 38% dos entrevistados afirmaram que suas visões pioraram desde o início da pandemia. Os especialistas indicam que os que começaram a sentir alguma piora devem procurar um oftalmologista, mas também podemos tomar algumas medidas para manter nossos olhos mais saudáveis. Confira abaixo!

 

A regra 20-20-20

Segundo Daniel Hardiman-McCartney, consultor clínico do College of Optometrists do Reino Unido, nós precisamos buscar meios de relaxar os músculos que se encontram dentro e ao redor dos nossos olhos durante o dia. Por isso, a técnica 20-20-20 pode ser bastante útil. Para aplicá-la, basta que a cada 20 minutos nós olhemos para um objeto a 20 pés de distância (equivalente a 6 metros) durante 20 segundos.

 

“Isso evita que os músculos dos olhos trabalhem em excesso”, explica Hardiman-McCartney. Quando nos deslocamos para nosso trabalho ou caminhamos até a escola, nós temos muito mais tempo para relaxar nossos olhos sem que nem percebamos. No entanto, trabalhando de nossas casas, isso muda completamente. Passamos o dia inteiro focados quase que o tempo todo no mesmo objeto.

 

“É como correr”, diz Hardiman-McCartney.

“Você não correria o dia inteiro e a noite inteira e esperaria que seus músculos se recuperassem rápido, mas é o que as pessoas estão pedindo para os olhos fazerem.”

trabalho

Pense piscando

Piscar é bastante importante porque nossas pálpebras funcionam mais ou menos como um para-brisa. Elas removem toda a poeira e a sujeira de nossos olhos, além de lavar sua superfície com fluido lacrimal. Além disso, piscar também limpa o fluido lacrimal acumulado e aguça nossa visão ao manter a córnea, ou a camada superficial do olho, úmida.

 

E, de acordo com várias pesquisas, piscamos bem menos quando estamos focados em uma tela. Muitos desses estudos também afirmam que nossas piscadas se tornam incompletas quando estamos olhando para estas telas. Isso faz com que nossos olhos fiquem ressecados, sujos e muito mais sujeitos a infecções. Por conta disso, a indicação é que, de vez em quando, você feche completamente seus olhos por um tempo enquanto trabalha na tela.

 

Ajuste a distância da sua tela

Especialistas indicam que nossos olhos devem ficar a uma distância de 40 a 75 centímetros da tela. Se ela estiver muito próxima, nós corremos o risco de sobrecarregar nossa visão continuamente. Se ela estiver longe, também ficaremos sobrecarregados, pois teremos dificuldade em enxergar objetos menores. Além disso, também devemos levar em consideração a altura da tela, ela deve ficar no nível dos nossos olhos.

vista cansada

Tamanho das letras

Não é indicado trabalhar por muito tempo em smartphones por conta do tamanho das letras. No caso dos computadores, o indicado é tentar aumentar a fonte para que também não precisemos forçar nossa visão tentando ler textos pequenos. Busque um tamanho que seja mais confortável para você e faça esse ajuste simples, mas muito eficaz. O brilho da tela também deve ser ajustado. Além disso, devemos evitar trabalhar em locais muito escuros com telas muito iluminadas.

 

Faça pausas

Fazer intervalos regulares é muito importante para que nossos olhos possam olhar para longe e piscar. Se possível, dê uma volta ao ar livre, como no seu quintal, para descansar um pouco sua vista e aliviar a pressão em seus olhos. É importante destacar que essa prática também ajuda na nossa saúde física e mental.

 

Dicas anotadas? Esperamos que elas te ajudem a melhorar a saúde dos seus olhos e sua vista passe a ficar menos cansada.

 

veja também: