Hub Plural | blog | mudanças nas aspirações profissionais

blog

Pesquisa revela mudanças nas aspirações profissionais durante a pandemia

Já não é nenhuma novidade que nossas vidas foram profundamente alteradas por conta da pandemia. A sensação inicial de terreno desconhecido passou, já nos adaptamos a muitas situações e vivemos à espera de que uma vacina eficiente surja para que possamos de fato voltar à normalidade de nossas vidas.

No entanto, dentro de todas essas transformações que aconteceram, uma acabou virando material de estudo do grupo britânico de educação Pearson: nossas aspirações profissionais. Segundo o levantamento realizado pela instituição, 76% dos brasileiros repensaram suas carreiras profissionais durante a pandemia e 59% passaram a se preocupar com a possibilidade de ter que mudar de área de atuação por conta da crise.

pós pandemia

O estudo Global Learner Survey entrevistou mais de 7 mil pessoas, de sete países, incluindo o Brasil.

Futuro

Quando perguntados sobre o futuro, 82% dos brasileiros acham que o mercado de trabalho irá mudar após a pandemia, o que irá ocasionar o surgimento de novos empregos e a exigência de novas habilidades. Por conta disso, 91% das pessoas acham que muitos profissionais precisarão aprender novas habilidades, como análise de dados e gestão de equipes remotas, para se adaptarem ao novo mercado de trabalho.

mercado de trabalho

Além disso, quando perguntados sobre o que mudou de 5 anos para cá, quase 90% dos brasileiros afirmaram que as habilidades exigidas atualmente são bem diferentes das que eram importantes há cinco anos. Ainda sobre o futuro, 81% dos entrevistados disseram que acham que no futuro muito mais pessoas irão trabalhar de forma remota e os escritórios tradicionais irão perder espaço.

Desafios

Quando o assunto em questão foi o ensino à distância, 78% dos entrevistados afirmaram que essa modalidade de aprendizado é altamente importante para o desenvolvimento de novas habilidades e para a requalificação profissional.

No entanto, muitos dos brasileiros ainda consideram que aprender de forma remota é um grande desafio. Além disso, 90% dos entrevistados afirmaram que a pandemia deixou a desigualdade digital ainda mais evidente entre as pessoas que têm acesso à tecnologia e as que não possuem nenhum tipo de dispositivo.

mudanças profissionais pandemia

Benefícios

Outra pesquisa, realizada pela consultoria de recursos humanos Robert Half, constata que por conta da pandemia, alguns benefícios oferecidos pelas empresas passaram a ser bem mais valorizados que antes pelos profissionais. Assistência médica, vale alimentação e vale refeição seguem sendo considerados essenciais e, dentre eles, a assistência médica é o benefício mais importante para 77,8% dos entrevistados.

Sobre as mudanças que mais chamaram a atenção, destaca-se o fato de que muitos profissionais passaram a considerar o auxílio financeiro para montar uma estrutura home office algo essencial. Neste caso, este tipo de benefício surge para eles como uma substituição daqueles que são referentes à locomoção para o trabalho (estacionamento e vale-transporte).

E aí, o que você achou dos resultados das pesquisas? Concorda com os pontos que foram levantados pelos entrevistados? Deixe um comentário!

 

veja também: