Lifelong learning: a pauta da vez no ambiente corporativo

blog

Lifelong learning: a pauta da vez no ambiente corporativo

Lifelong learning ou, em bom português, o aprendizado contínuo é um tema cada vez mais presente no ambiente profissional. Não é para menos. Com uma  aceleração em mudanças das mais diversas ordens em um mundo pós-pandemia, estamos precisando reaprender sobre o consumo, sobre modelos de negócios, modos de trabalhar e até de se relacionar com a vida social x profissional.

No mundo corporativo, a necessidade de aprendizado contínuo se relaciona com esse contexto em transformação. Quantas vezes você ou alguém da sua equipe precisou aprender a utilizar uma nova ferramenta? A mensurar resultados de maneiras diferentes? A repensar os modos como o seu produto ou serviço está sendo oferecido para o seu cliente? Ou até mesmo a repensar a presença digital do seu negócio?

Mudar faz parte da vida do empreendedor. Mas agora além de fazer parte de uma maneira evolutiva comum à humanidade, essa necessidade passa a ser cada vez mais acelerada por esse contexto em forte transformação. É aí que o lifelong learning ou aprendizado contínuo deixa de ser um plus para se tornar uma necessidade.

Se a gente fosse resumir o lifelong learning, diria que esse aprendizado constante é reflexo de uma necessidade contínua de renovação. Mas renovação de quê? De muitas coisas! Da estratégia às ferramentas básicas que você usa no dia a dia para executar o seu trabalho.

Lifelong learning na prática

 

Tudo começa com o modo que você compreende a sua empresa. Para adotar o lifelong learning, o negócio precisa ser encarado como um organismo vivo em constante transformação e evolução.

Se o mundo está mudando, o seu negócio também está e nada garante que daqui a 10 ou 20 anos o que você oferece, seja um serviço ou um produto, continuará sendo relevante para os consumidores. Embora essa realidade seja dura de aceitar, quem não encarou acabou ficando para trás. É o caso da Kodak que parecia ter um modelo de negócios inabalável e se recusou a criar a primeira câmera digital, perdendo uma grande oportunidade no mercado fotográfico.

Trabalhar em um ambiente plural, com pessoas diferentes, empreendimentos diferentes e modelos de negócios diversos é um modo eficaz de estimular o lifelong learning na sua empresa. Venha para o Hub Plural e garanta para o seu negócio um ambiente estimulante, criativo e de constante aprendizado.