Hub Plural | blog | porque a respiração é tão importante

blog

Redução de estresse: porque a respiração é tão importante

Nunca estivemos tão ansiosos e estressados. A combinação entre estar vivenciando uma pandemia mundial e todas suas consequências negativas enquanto precisamos continuar conduzindo nossas vidas social e profissional tem amplificado estes sentimentos mais do que nunca. E segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, esse estresse está afetando a qualidade do nosso trabalho. No entanto, com os exercícios respiratórios certos, é possível controlar este sentimento para lidarmos melhor com nossas emoções negativas.

 

A importância de respirar corretamente

O ato de respirar de maneira correta é capaz de eliminar até 80% das toxinas do nosso corpo, aumentando a oxigenação das nossas células. Como resultado, prevenimos o surgimento de doenças, facilitamos o processo de emagrecimento, melhoramos a gastrite nervosa e a enxaqueca. Além de reduzir os níveis de estresse, ansiedade e depressão.

respira

Porque respirar corretamente auxilia no combate ao estresse e à ansiedade

Nosso estado emocional tem ligação direta com o ritmo da nossa respiração. Dessa maneira, é possível acalmar nosso corpo e nossa mente por meio de exercícios respiratórios. Assim, a respiração atua de duas maneiras no combate ao estresse e à depressão:

 

Fisiológica

A ansiedade e o estresse nos fazem respirar mais rápido e, ao controlarmos esse ritmo, nosso corpo volta ao equilíbrio.

 

Emocional

Ao prestarmos atenção em nossa respiração, passamos a focar no momento presente e aliviamos a ansiedade.

 

Combate a problemas no coração

Além de auxiliar no combate ao estresse e à ansiedade, a respiração também previne contra problemas no coração, pois fortalece a musculatura respiratória. Assim, nossos músculos cardíacos precisam se esforçar menos no decorrer do dia, ficando mais relaxados e estando menos suscetíveis a complicações.

respirar

Como respirar corretamente?

Para que você possa reeducar sua respiração, as seguintes dicas são essenciais:

 

Inspire lentamente pelo nariz

Sinta toda sua expansão torácica e abdominal, expirando por períodos mais longos. Foque sua mente totalmente na entrada de ar. Isso com certeza irá te ajudar a relaxar.

 

Faça intervalos

Ao puxar o ar, conte até três lentamente. Segure o ar mais uma vez e conte até três. Em seguida, repita o mesmo procedimento ao deixar o ar sair. Você também pode modificar essa técnica aumentando a contagem até seis. Repita esse exercício durante o dia para amenizar a ansiedade.

 

Ginástica holística

Se você quiser passar para um nível mais profundo, a ginástica holística pode te ajudar, pois a respiração é um dos pontos trabalhados na modalidade. Ela possui diversas técnicas que com certeza te auxiliarão no controle da respiração e consequentemente no controle da sua ansiedade e do seu estresse.

 

E aí, curtiu nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando nosso blog!

 

veja também: