Hub Plural | blog | retorno ao trabalho: qual a máscara mais eficaz?

blog

Retorno ao trabalho: qual a máscara mais eficaz?

Com o retorno ao trabalho presencial sendo colocado em prática em várias empresas, é importante lembrarmos de sempre usar máscara para nos prevenirmos da COVID-19. Além disso, também precisamos ter atenção ao escolher qual modelo iremos usar. Será que aquelas que possuem apenas uma camada de tecido são realmente eficazes? Vamos descobrir agora.

máscara covid 19

O que as pesquisas dizem

Segundo um estudo realizado por pesquisadores australianos e publicado na revista científica Thorax, as máscaras de tecido que possuem duas camadas de proteção são muito mais eficientes do que as que possuem apenas uma. Para testar a eficácia dos tipos de máscaras, os especialistas fizeram vídeos e analisaram a quantidade de gotículas expelida por nós enquanto falamos, tossimos ou espirramos.

Quando testadas, as máscaras de apenas uma camada de tecido conseguiram reduzir um pouco as gotículas, já a de duas camadas reduziu muito mais.

teste máscara corona

Mesmo com a conclusão de que as máscaras que possuem duas camadas são bem mais eficientes do que as que possuem apenas uma, os pesquisadores alertam que ainda assim, usar a que possui apenas uma camada é muito melhor do que não usar nenhuma.

Mesmo que a máscara de três camadas não tenha sido testada, com base nos resultados alcançados com a máscara de duas camadas, logicamente concluímos que ela deve ser bem mais eficiente do que a de duas. Segundo os especialistas, a mais segura de todas é a cirúrgica.

Outros pontos importantes

Além da quantidade de camadas, é essencial que estejamos atentos ao material com qual ela é feita e com a quantidade de vezes que é higienizada. De nada adianta usar a máscara mais eficaz que existe se ela não é lavada com frequência.

Os profissionais de saúde recomendam que elas sejam lavadas todos os dias. O Ministério da Saúde indica que usemos sabão ou água sanitária, deixando ela de molho por 20 minutos.

Dicas anotadas? Que voltemos ao trabalho com segurança!

Curtiu o conteúdo? Compartilhe com os seus amigos e continue acompanhando nosso blog.

 

veja também: