Hub Plural | blog | revisite seu propósito e se reconecte com seus desejos

blog

Revisite seu propósito e se reconecte com seus desejos

A pandemia ainda não acabou de vez, mas tudo indica que o pior já passou. Após pouco mais de um ano de tempestades e furacões, as coisas finalmente parecem estar se alinhando, a vacinação da população começa a avançar bem e já conseguimos ver um horizonte com possíveis projeções positivas para um futuro próximo. Mas e os seus planos, como estão? Você teve que abandonar algum projeto por conta da crise sanitária e econômica que foi instaurada no mundo nos últimos meses?

 

Se sim, como proceder agora? É sobre isso que iremos refletir juntos neste artigo, sem subir em pedestal e sem pagar de donos da verdade. Vamos trocar essa ideia? É só continuar lendo!

 

E agora, José?

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que, em um ano, mais de 8 milhões de brasileiros perderam seus empregos por conta da pandemia. Isso quer dizer que grande parte dessas pessoas teve que pensar rápido e arrumar uma maneira de apagar um grande incêndio chamado ‘pagar boletos’. Nessa dança, vários projetos foram abandonados e propósitos deixados em standby. Porque as contas não esperam, elas precisam ser pagas “hoje”. Não há tempo para planejamento.

 

Revisite seu propósito

 

Mas e agora que a maior onda já passou, já é tempo de voltar a sonhar? Independentemente de qual seja o seu contexto atual, sim. Talvez nossa nova realidade até sirva de trampolim para o seu projeto. Que tal adaptá-lo para a vida pós-pandemia? Muitos negócios tiveram que se reinventar e digitalizar seus processos. O delivery pipocou lindamente. Os pagamentos digitais nunca estiveram tão em alta como agora.

 

E você não precisa colocar todo o seu time em jogo exatamente neste momento, ficar um tempo no campo das ideias é até aconselhável, afinal o futuro próximo ainda é incerto, de certa forma. Então que tal parar, analisar seu mercado e estudar estratégias de posicionamento para que sua ideia saia do papel com o maior capricho possível? Pense nisso.

 

Quando uma porta fecha…

 

Para os que acreditam em destino e mensagens do universo, ter seu projeto pausado pode até ter servido para que você pudesse lapidá-lo com mais capricho. Não sabemos o que você tinha em mente, mas, levando em conta que todo início de negócio costuma ser nebuloso, imagina só ter investido seu dinheiro e seu tempo para startar algo e logo em seguida surge uma pandemia mundial que bagunça tudo? Talvez essa podia ter sido uma situação um pouco mais traumática.

 

Lapide seu projeto

 

E se você está no time dos que ainda estão com dificuldade para encontrar qual é o seu propósito e como você pode transformá-lo em algo lucrativo, também não precisa se preocupar. A mandala ikigai é uma ótima ferramenta que pode te guiar nessa missão. Aqui, no blog do Hub Plural, temos um artigo bem massa falando sobre ela.

 

Para os que estão no time dos que já sabem qual o seu propósito e como ele pode se transformar num negócio lucrativo, esse parece ser um daqueles momentos em que olhamos para aquela guitarra que estava encostada, tiramos a poeira de cima e começamos a dedilhar algumas notas, recuperando a intimidade que tínhamos com o instrumento e pensando em quais serão as próximas músicas que iremos tocar.

 

Só não deixe seu propósito de lado nem desanime por ele ter ficado esse tempo parado. A vida não é linear. Isso quer dizer que não existe um roteiro intocável de como tudo deve acontecer. Imprevistos surgem mesmo, há dias bons e dias ruins, mas o mais importante de tudo é que você não abra mão de ser feliz. Se você tem claro na sua mente o que você deve fazer para se tornar uma pessoa realizada tanto pessoalmente quanto profissionalmente, corra atrás disso!

 

Não deixe seu propósito de lado

 

Nunca é tarde. Exemplos de empresários que iniciaram e prosperaram “tardiamente” seus negócios de sucesso não faltam. A verdade é que nunca é tarde. A idade é só um número no mundo empresarial. Grandes ideias não envelhecem.

 

E aí, curtiu o conteúdo? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando nosso blog!

 

veja também: