Hub Plural | blog | SODAR: Google ajuda no distanciamento social

blog

SODAR: Realidade aumentada do Google ajuda no distanciamento social

Em tempos de pandemia do COVID-19, respeitar as recomendações dos órgãos de saúde e se manter isolamento social é essencial para que o vírus não se espalhe mais, além de evitar que você e os membros da sua família sejam infectados. No entanto, sabemos que nem sempre é possível ficar em casa. Muitos de nós precisamos sair para trabalhar ou temos a necessidade de resolver alguma coisa fora de casa, como fazer compras, por exemplo.

E para que possamos continuar seguros nessas situações, além de seguir todas as recomendações, usando máscara e tendo todos os cuidados com a nossa higiene, também ganhamos outro aliado. Recentemente, o Google lançou o SODAR, um recurso que nos ajuda a manter o distanciamento social.

Mas como funciona?

Quando habilitamos essa ferramenta em nosso celular, permitimos que ela faça a medição dos dois metros de distância de outras pessoas necessários para que possamos nos manter seguros, criando um círculo virtual ao nosso redor.

Para fazer a sincronização do SODAR é muito simples, basta entrar em sua página oficial e ler o QR Code disponível lá. Ao escaneá-lo, a ferramenta será automaticamente aberta em seu celular. Feito isso, o recurso gera uma grande linha branca que demarca o perímetro de segurança. Vale destacar que o SODAR não faz nenhum alarde caso alguém “invada” a sua área de segurança.

Apesar de ser uma ferramenta bem simples, ela cumpre uma função muito importante para que possamos nos sentir mais seguros do lado de fora de nossa casa. Além disso, essa é mais uma prova de como a realidade aumentada está evoluindo e pode nos ajudar em vários setores da nossa vida.

 

veja também: