Quem são os stakeholders do seu negócio e porque é fundamental se comunicar bem com eles

blog

Quem são os stakeholders do seu negócio e porque é fundamental se comunicar bem com eles

Os stakeholders são todos os grupos interessados por ações de uma empresa. Colaboradores são considerados stakeholders internos, enquanto investidores, fornecedores, clientes e comunidade são stakeholders externos. 

No cenário ideal, esses relacionamentos devem ser construídos em uma via de mão dupla, ou seja, atendendo todas as etapas da comunicação, falando e se comunicando, mas também ouvindo o que os stakeholders têm a dizer. Afinal, toda boa comunicação pressupõe diálogo e não somente a emissão de informações.

Identificar os stakeholders do seu negócio e estabelecer uma comunicação assertiva com eles é o primeiro passo para conquistar estabilidade nessas relações e sair na frente na era do capitalismo de stakeholder.

 

Capitalismo de stakeholder

 

O capitalismo de stakeholder “é uma forma de capitalismo em que as empresas buscam criar valor a longo prazo, levando em consideração as necessidades de todas as partes interessadas e da sociedade em geral”.

A definição é do presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab. A organização internacional organiza anualmente um encontro entre os principais líderes empresariais e políticos do mundo todo em Davos, na Suíça.

Também pesquisador e professor universitário, Klaus Schawab discute o termo a fundo no livro “Modern Enterprise Management in Mechanical Engineering”. Ele explica como, após a segunda guerra mundial, as empresas ocidentais passaram a construir um senso de pertencimento às comunidades em que estavam inseridas, alimentando um relacionamento com os clientes e fornecedores.

O case Ambev: transformando relações corporativas em relações com a sociedade

 

Se comunicar é gerar valor para todas as partes interessadas. Foi a partir desse entendimento que a Ambev transformou a sua área de relações corporativas para relações com a sociedade. 

A mudança se refletiu nas ações lideradas pela empresa e tudo partiu de um conceito: a ideia de que a Ambev constrói conversas de bar, amigáveis e próximas. Foi aí que a empresa deixou de usar imagens sensuais de mulheres e passou a trabalhar no tema brasilidade, construindo uma comunicação em que os mais diversos brasileiros se identificassem.

Outra atitude da marca foi investir em pesquisas para identificar os hábitos de consumo alcoólico dos jovens. A ideia foi levar informação para os jovens consumidores para que eles pudessem consumir os produtos da marca com mais informação.

No relacionamento com os stakeholders fornecedores, a marca passou a trabalhar para zerar as emissões de carbono até 2040. Ao todo 160 fornecedores assinaram o contrato, se engajando na ação proposta pela empresa.