O sucesso é mérito da inteligência ou do esforço? - Hub Plural

blog

O sucesso é mérito da inteligência ou do esforço?

Você já parou para pensar que pessoas que têm exatamente a mesma formação intelectual muitas vezes traçam trajetórias completamente diferentes na carreira profissional? 

Certamente muitos fatores contribuem para isso, inclusive a sorte, o networking e por aí vai… Porém existem dois fatores que dependem do modo como encaramos o trabalho e as tarefas do dia a dia: o esforço x a inteligência.

Em alguns dias é super normal que você tenha a sensação de dedicar um esforço enorme para fazer uma tarefa simples. Mas é preciso atenção para não transformar isso em um mau hábito. E sabe como? Usando a inteligência a seu favor. 

Perder muito tempo executando uma tarefa por não fazê-la com o mínimo de estratégia é desperdício de inteligência. 

Um trabalho inteligente é eficaz. E para isso é necessário traçar estratégias simples. Mas antes de elaborar essa etapa, invista no autoconhecimento. Observar a sua rotina, os acertos e erros que se repetem, é uma pista fundamental para entender o funcionamento da sua produtividade.

Quando você souber como funciona a sua produtividade, quais os dias da semana mais favoráveis para aquele tipo x de atividade ou qual o horário do dia que você consegue se concentrar melhor, aí você terá uma rotina mais inteligente e com menos esforço.

 

Ou seja, vai dedicar uma quantidade de horas satisfatórias sem perder tempo em momentos improdutivos ou atividades inadequadas para aquele determinado horário.

Vale lembrar: o que te diferencia não é somente a sua formação profissional, é também a sua inteligência emocional e o senso de estratégia. O famoso jogo de cintura vem aí.