5 dicas para uma transição de carreira bem sucedida

blog

5 dicas para uma transição de carreira bem sucedida

Seja por causa de uma insatisfação com o cotidiano de trabalho, com a remuneração, uma mudança de cidade, demissão e etc, mudar para melhor é um desejo inato aos seres humanos. Somos, desde o nascimento, seres desejantes. Queremos sempre mais e melhor. Isso pode resultar em muitas buscas ao longo da vida, e a transição de carreira pode, em algum momento, passar pelos seus pensamentos. 

O fato é que uma mudança de carreira é sempre desafiadora, mas com planejamento também pode ser muito bem sucedida. Confira 5 dicas para mudar de carreira com planejamento e obter sucesso.

 

#1 Quais áreas combinam com as suas habilidades?

Liste as suas maiores qualidades profissionais, isso também inclui habilidades emocionais e de comportamento que ajudam profissionalmente. A partir disso, reflita quais áreas se conectam mais com essas qualidades.

 

#2 Pesquise sobre a sua nova área de atuação

Agora que você já sabe quais as áreas que mais se conectam a você, escolha a que mais se identifica e pesquise detalhadamente sobre ela: como é o dia a dia de um profissional da área x? Quanto ganha? Essa área está com o mercado de trabalho aquecido? Se dedique a tudo que você precisa saber para tomar a decisão e seguir adiante no seu planejamento.

 

#3 Faça um plano

Chegou a hora de planejar. Pense no seu objetivo final e construa um planejamento com objetivos menores que vão te levar até o seu objetivo final. Aqui inclua desde a formação profissional até o contato com pessoas da sua nova área.

 

#4 Busque apoio

Muitos profissionais além do seu trabalho principal também oferecem serviços de aconselhamentos e mentorias. Busque apoio com esses profissionais ou amigos que trabalhem na sua nova área de atuação.

 

#5 Construa novos relacionamentos

O famoso networking está aí para ser acionado sempre na vida profissional. Frequente palestras, eventos e tudo que puder ajudar a você se conectar com outras pessoas da mesma área. Assim a sua transição ganhará a cereja do bolo para o sucesso.