Hub Plural | Blog | Tudo o que você precisa saber sobre o Clubhouse

blog

Tudo o que você precisa saber sobre o Clubhouse, a nova rede social

Nas últimas semanas, o termo ‘Clubhouse’ começou a circular bastante na internet de forma orgânica. Segundo o Google, as buscas pelo novo app baseado em conversas por voz dispararam 525% entre 30 de janeiro e 6 de fevereiro, em comparação com a semana anterior. Isso fez com que a curiosidade para saber do que se tratava essa nova rede social aumentasse ao redor do mundo.

 

Exclusivo apenas para Iphones e para pessoas que possuem convites, o Clubhouse explodiu sua fama quando Elon Musk, o homem mais rico do mundo, participou de conversas utilizando a plataforma. Além dele, outros grandes nomes famosos também já experimentaram a rede social, como Oprah Winfrey, Drake e Ashton Kutcher. Em nosso país, Boninho, o diretor do Big Brother, também fez o app ficar mais famoso ao utilizá-lo para conversar sobre o reality.

clubhouse

Mas, afinal, como funciona o Clubhouse?

O aplicativo possui diversas salas de bate-papo com um tempo de duração pré-determinado. Nele, não há fotos ou vídeos, com exceção da foto de perfil de cada usuário. Ele é exclusivamente baseado em conversas de áudio em tempo real e não permite que você reproduza conteúdos antigos, como no WhatsApp.

 

Geralmente, as salas são separadas por temas, mas também é possível criar espaços com temas livres, para que você possa conversar com seus amigos sobre assuntos variados. Em eventos de maior porte, existe um moderador para controlar o fluxo de conversas. Neste caso, se você deseja falar, deve utilizar um emoji de “mão levantada” para pedir a vez. Também existe a possibilidade de apenas o moderador falar.

 

O limite de ouvintes participantes na sala é de 5 mil e não existe uma opção de gravar as conversas. Elas também não ficam armazenadas no app para que possamos usá-las, com exceção de quando há relato de algum tipo de abuso dos termos do app.

aplicativo

Como conseguir um convite pro Clubhouse?

Por enquanto, o app está disponível apenas para Iphones e é limitado a pessoas que possuem um convite para entrar. Você pode baixá-lo e entrar numa lista de espera que é sincronizada com os contatos do seu celular. Se algum deles já estiver dentro do Clubhouse, ele pode te colocar lá. No entanto, cada pessoa tem direito a apenas dois convites.

 

Quem criou o Clubhouse?

Os criadores do app são Rohan Seth, um ex-funcionário do Google, e Paul Davidson, um empresário do Vale do Silício. Em um publicação no blog oficial do Clubhouse, eles contam que se conheceram em 2011 por meio de um amigo em comum e conversaram bastante sobre várias ideias que tinham e que os fizeram chegar ao que hoje é o Clubhouse.

 

O app foi lançado em março de 2020, mas sua popularidade só veio aumentar no início deste ano.

 

E aí, curtiu o conteúdo? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando nosso blog!

veja também: