Hub Plural | blog | 1h de chamada de vídeo = 2km de carro

blog

Uma hora de chamada de vídeo polui o mesmo que 2 km de carro

Com a chegada da pandemia do coronavírus, o número de pessoas trabalhando em home office aumentou substancialmente. Automaticamente, o número de chamadas de vídeo também cresceu, afinal as reuniões passaram a ser feitas remotamente com o uso de ferramentas digitais, como o Zoom. Até aí tudo bem, só que tem um detalhe nessa história que poucos têm conhecimento: uma hora de call por chamada de vídeo causa a mesma quantidade de poluição que se locomover com um carro por 2 km.

 

“Mas como assim?”, você pode estar se perguntando. Nós vamos te explicar!

como assim?

Para chegar a essa conclusão, um grupo de cientistas de várias universidades americanas e britânicas realizou uma pesquisa para analisar o impacto do uso da internet para o meio ambiente. O estudo completo pode ser conferido aqui. A explicação é que o Covid-19 fez com que nosso consumo de energia elétrica aumentasse, já que passamos a ficar mais tempo em casa. E em países que não possuem uma matriz energética muito limpa, isso se torna um problema.

 

Para termos uma ideia, uma hora de chamada de vídeo ou uma hora assistindo streaming, por exemplo, é capaz de liberar, respectivamente, 440g e 160g de CO2, enquanto que um passeio de 1 km com seu carro é capaz de liberar 192g.

 

Outro problema pouco conhecido é a quantidade de água que é necessária para resfriar os data centers do Google ou da Netflix e até a energia elétrica de matriz não renovável que pode estar sendo utilizada para abastecê-los.

call

 

A equipe também analisou as consequências do consumo de aplicativos como o YouTube, Facebook, WhatsApp e TikTok, mas não são números tão relevantes assim. Os maiores impactos, de fato, vêm da Netflix e dos aplicativos de chamada de vídeo, como o Zoom.

 

Os pesquisadores afirmam que algumas atitudes simples podem ajudar a reduzir este problema, como deixar a câmera desligada durante as videoconferências. Este pequeno ato é capaz de diminuir em 96% os impactos negativos causados no meio ambiente por conta do uso da internet.

 

E aí, curtiu o conteúdo? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando nosso blog!

 

veja também: