Um mini guia para a volta ao trabalho pós férias

blog

Um mini guia para a volta ao trabalho pós férias

Seja por uma semana ou um mês, quando a gente se afasta para tirar as sonhadas e merecidas férias, a rotina dá aquela bagunçada.

Os horários mudam, a alimentação muda, a atividade física, então, nem se fala. Quando o assunto é trabalho, isso não muda. Muitas vezes as demandas se acumulam, você perde o ritmo e o retorno que deveria ser ótimo, acaba sendo prejudicado.

Mas há maneiras de cuidar disso para que a volta ao trabalho pós-férias seja mais agradável, feliz e organizada. 

Tudo começa com um segredo bem simples para se organizar nesse retorno: tenha em mente que a primeira semana pós retorno é um período de contextualização. Como estão as coisas? Quais os prazos que estão estabelecidos? Quais atividades preciso priorizar? O que aconteceu no período que eu estava descansando? 

Para se contextualizar, você vai precisar:

 

  1. Conferir todos os emails que chegaram nesse tempo. Aproveite para já ir respondendo o que for possível.
  2. Conferir as mensagens de WhatsApp que por acaso por você tenha recebido nesse período. Também já vale ir respondendo o que for possível.
  3. Revisar os seus projetos. Sabe aqueles projetos que você estava tocando antes de pausar para as férias? 

 

Dê uma olhada neles, faça uma revisão para recapitular o que precisa ser feito e, se possível, já estabeleça novas metas para serem cumpridas a partir da sua segunda semana de retorno.

 

  1. A terceira e última dica é fazer reuniões de contextualização. Converse com as pessoas que trabalham diretamente com você para saber as novidades e ficar por dentro do que está acontecendo!

 

Agora que você já sabe como organizar tudo quando retornar das férias, compartilhe esse conteúdo com colegas de trabalho para que o retorno pós descanso seja mais tranquilo e proveitoso para todos. 

Afinal, o descanso das férias pode ser um grande aliado na volta ao trabalho! Porque todo mundo trabalha feliz quando está se sentindo melhor.