Hub Plural | blog | conselho de Warren Buffet para sua carreira

blog

Warren Buffett tem um conselho para sua carreira profissional

Quando o assunto é investimento, Warren Buffett é referência mundial. Ele é conhecido por ser um dos investidores mais importantes do mercado financeiro global e uma das pessoas mais ricas do planeta. Só para você ter uma ideia, em 2019 a sua fortuna foi estimada em algo em torno de US$ 90 bilhões.

 

Este patrimônio foi conquistado por causa da sua atuação como presidente e principal acionista da Berkshire Hathaway, uma empresa de investimentos que foi criada na década de 60 e que, hoje em dia, possui participações em companhias como Apple, Coca-Cola, Visa e Kraft-Heinz.

 

Mas o que será que esse grande investidor teria para nos falar, no quesito conselhos para nossa carreira profissional? Certamente, muita coisa. Mas em 2009, no livro The Snowball: Warren Buffett and the Business of Life, ele falou algo muito importante que qualquer pessoa pode aplicar em sua carreira.

Warren Buffett

Onde devemos trabalhar?

Warren Buffett, no livro citado acima, nos presenteou com um conselho de ouro que serve para qualquer carreira:

 

“As pessoas me perguntam onde deveriam trabalhar, e eu sempre digo a elas que trabalhem por quem mais admiram. É loucura aceitar empregos intermediários só porque ficam bem no currículo. É como guardar sexo para a velhice. Faça o que você ama e trabalhe por quem você mais admira, e você se deu a melhor chance na vida que você pode.”

 

O que ele quer dizer com isso é que não precisamos necessariamente subir uma enorme escadaria corporativa, passando por trabalhos pequenos ou intermediários para construir um histórico gradativo. Segundo Warren Buffett, devemos encontrar alguém que nos ajude a impulsionar nossa carreira da maneira mais rápida e melhor possível.

Carreira

E isso quer dizer também que, em alguns momentos, o trabalho que paga um pouquinho a mais não é o melhor caminho para você. Por termos obrigações financeiras, muitas vezes botamos na balança apenas os números, indo para o lado que remunera melhor. No entanto, às vezes o que paga mais irá te estagnar, enquanto o que paga um pouco menos irá te oferecer um ambiente propício para crescimento e evolução profissional.

 

Mas não nos leve a mal, não estamos dizendo que você sempre deve escolher um emprego que paga menos. Apenas estamos falando que nem sempre um salário maior deve ser o critério mais importante.

 

O papel da liderança

Existe uma frase dita por Isaac Newton que Warren Buffett adora utilizar para exemplificar como é importante ter alguém para te impulsionar, que é a seguinte: “Se eu vi mais longe do que os outros, é por estar nos ombros de gigantes.”

 

Muitas vezes, esse tal gigante, citado por Newton, pode ser alguém que possua uma posição de liderança onde você trabalha. E se essa pessoa for alguém que você admira muito, ela pode ser essencial neste seu processo, te preparando, dia após dia, para o sucesso a longo prazo.

liderança

Estar perto e aprender com este tipo de pessoa nos catapulta com muito mais velocidade e nos prepara para o sucesso em nossa carreira. Líderes que se preocupam com seus colaboradores e valorizam a sua humanidade fazem com que aqueles que estão ao seu redor também se tornem pessoas e profissionais melhores. Eles não têm medo do seu sucesso.

 

E isso diz muito sobre como você pode ser impulsionado e o quão longe pode chegar se for orientado pelas pessoas certas.

 

E aí, curtiu o conteúdo? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando nosso blog!

 

veja também: