Hub Plural | blog | home office e working from home: tem diferença

blog

Home Office e Working From Home: tem diferença?

A pandemia do coronavírus bagunçou em todos aspectos o ano de 2020. Precisamos nos adaptar rapidamente ao contexto e tivemos que nos privar de muitas coisas. Por conta da necessidade de isolamento social, em muitas empresas o trabalho deixou de ser presencial e se tornou remoto. No entanto, em vários desses casos, o que tem sido chamado de Home Office não é bem um Home Office, mas sim um Working From Home.

E aí você pode se perguntar: “Ué, como assim? Qual a diferença?”

Há diferenças essenciais entre as duas modalidades, tanto práticas quanto jurídicas. E é sobre isso que iremos falar agora. Continue lendo!

Working From Home

Home Office

No Home Office, o trabalhador exerce suas funções com toda a infraestrutura necessária para se fazer um trabalho de qualidade e manter sua saúde. Ou seja, há um ambiente preparado para isso, além de todos os equipamentos necessários, como notebooks, itens ergonômicos e, em alguns casos, até verba para uma internet de qualidade.

Tudo isso é feito de forma oficializada, em que o colaborador assina um termo afirmando que tem as condições de trabalho necessárias para ser um colaborador Home Office. Isso é necessário para prevenir casos de processos por dores de coluna ou algo similar. Dessa forma, a empresa fica respaldada por ter oferecido estrutura necessária para a execução do trabalho.

Home Office

Working From Home

No modelo Working From Home, o empregado trabalha de qualquer lugar, seja sua casa, um café ou outro país, com as condições que tiver. Este é o modelo que tem sido adotado na maioria dos casos atualmente, mesmo que muitos o chamem de Home Office. A maioria das pessoas não possuem em suas casas um ambiente pensado para servir de escritório.

Por isso, o local de trabalho passa a ser suas camas, mesas de jantar ou sofás, por exemplo. Neste caso, a empresa não possui respaldo jurídico algum. É preciso atenção na hora de elaborar um modelo de trabalho flexível, pois essa não é só uma questão de infraestrutura ou liberdade de atuação, mas também envolvem questões jurídicas e de RH.

Trabalhar em casa ou encontrar uma casa para trabalhar?

Trabalhar de casa é uma experiência que traz benefícios para os colaboradores, pela comodidade, pela flexibilidade, proximidade com a família, etc. No entanto, como sabemos, é um modelo que pode gerar alguns imprevistos em nossa rotina profissional. Ainda mais nos casos (que são maioria) em que não temos lugares destinados especificamente para isso em nossos lares. Problemas com internet, interrupções, barulhos no meio de call’s e locais desconfortáveis para se trabalhar são alguns dos problemas enfrentados.

Coworking

E se você deseja manter uma rotina flexível e continuar se sentindo em casa no seu trabalho, você precisa conhecer o Hub Plural. Nossa estrutura foi pensada para que você consiga trabalhar com os mesmos pontos positivos de quem trabalha em casa, eliminando os negativos.

Oferecemos uma infraestrutura completa pronta para te receber, temos planos para todos os tipos de públicos e disponibilizamos um ambiente com cara de família, de comunidade. Aqui, você não precisa deixar o seu lado pessoal de fora ao entrar, traga ele para trabalhar junto de você. A vida é muito valiosa para sermos felizes apenas quando não estamos em nossos empregos. Trabalhe com mais propósito e com muito mais liberdade.

Para conhecer melhor nosso Hub, clique aqui e confira nossos planos.

Curtiu nosso artigo? Continue acompanhando nosso blog e compartilhe com os seus amigos os nossos posts!

 

veja também: