Hub Plural | blog | 5 sinais para descobrir se é hora de demitir um cliente

blog

É hora de demitir um cliente? 5 sinais para descobrir se sim

A relação entre empresa e cliente, antes de ser de fato estabelecida, é sempre um mistério. Nunca dá para ter absoluta certeza de que você, na função de empreendedor, irá se dar bem com cada uma das pessoas que decidiram contratar seus serviços. E como cada cliente representa uma parte do seu lucro no fim do mês, é natural que, pelo menos no início, você faça de tudo para agradá-los.

 

No entanto, existem alguns casos em que esse esforço não dura muito. Tudo tem limite e infelizmente chega uma hora em que não dá mais para tentar reverter a situação. Existem clientes que mais agregam sofrimento e estresse do que valor ao seu negócio, tanto no curto quanto no longo prazo. Para esses, não há outra solução que não seja a demissão. Assim como você exclui da sua vida pessoas que te fazem mal, deve fazer o mesmo com clientes.

 

Confira agora 5 sinais de que é hora de demitir algum de seus clientes!

 

1 – O cliente exige mais tempo do que vale

A gente nem precisa te lembrar que tempo é dinheiro, né? Se você quer ter um negócio de sucesso, precisa ganhar mais dinheiro do que gasta, isso é básico. E se você está precisando investir tempo a mais do que é pago pelo seu cliente a você, tem algo muito errado nessa relação. Você está tendo prejuízo, e não vale a pena continuar com algo que te deixa no vermelho.

 

No entanto, é importante lembrar que há exceções para clientes que possuem grande potencial de crescimento.

 

time

2 – O cliente quer controlar tudo

Quem tem autoridade no seu negócio é você, você é o expert dessa história. Se não fosse assim, seu cliente não teria te contratado, ele mesmo poderia fazer o serviço, certo? Ele conhece melhor do que você a marca dele (na maioria dos casos), mas quando o assunto é estratégia e práticas necessárias para o sucesso, você é quem toma a frente.

 

Quando o cliente não aceita suas recomendações e tenta te ensinar a fazer seu trabalho, é bom ligar a luz vermelha. Se você ceder à pressão e começar a fazer apenas o que ele acha que é melhor, muito provavelmente as coisas vão desandar e, no fim das contas, você sairá como o errado da situação.

 

3 – Onde o respeito foi parar?

Independentemente de qual seja a natureza da sua relação, o respeito mútuo deve ser uma prioridade para ambas as partes. Se seu cliente não te respeita como pessoa ou como profissional, irá começar a questionar seu trabalho e é possível até que comece a te tratar como subordinado. Nada paga o esforço que fazemos para manter uma relação maléfica. Da mesma maneira, se por algum motivo você também não respeita seu cliente, é melhor demiti-lo.

feedback cliente

4 – Não existe comunicação

Para que essa relação ande, a comunicação precisa ser uma constante. Quando você tiver alguma dúvida, precisa perguntar ao seu cliente. Por outro lado, ele precisa te responder, dar sugestões baseadas nas experiências dele, aprovar o que foi feito ou dar instruções para algum ajuste. Se ele não se mostra disposto a fazer o trabalho andar, você irá perder muito tempo e ambos terão problemas.

 

Tente ao máximo resolver esse tipo de pendência antes de demitir algum cliente. Caso não seja possível, é hora do adeus.

 

5 – Você não aguenta mais

Esse, apesar de ser um dos sinais que mais incomodam, é um dos mais negligenciados pelos empreendedores, pelo simples motivo de eles priorizarem o dinheiro e esquecerem a importância das relações interpessoais. Você controla os destinos da sua empresa, então se você não aguenta mais trabalhar com algum cliente, precisa demiti-lo. Chega um momento em que não importa quanto dinheiro você ganhe, se não te faz bem, você deve pular fora.

 

Dicas anotadas? Curtiu o conteúdo? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando o nosso blog!

 

veja também: