Hub Plural | blog | crie oportunidades: 5 dicas para networking

blog

Crie oportunidades e feche negócios: 5 Dicas para Networking

Muito se fala em manter uma boa rede de contatos para o caso de uma possível recolocação no mercado. No entanto, construir um bom networking não deve ser uma estratégia usada apenas em momentos de crise. Conhecer pessoas diferentes e de diversas áreas é essencial para firmar parcerias, criar oportunidades e alavancar sua carreira profissional.

Por isso, resolvemos separar algumas dicas essenciais para que você faça mais conexões reais e menos networking barato.

Relacionamentos fracos

Você muito provavelmente conhece bem mais pessoas do que pensa. Talvez não mantenha contato com elas ou pense nelas com frequência, mas as conhece, certo? Você pode ter estudado com elas, conhecido em algum curso, palestra, workshop ou até jogando bola. No entanto, mesmo que elas não estejam exatamente em seu círculo de convivência, o impacto delas em sua rede de contatos pode ser bem mais forte do que você imagina.

Um famoso estudo de sociologia realizado nos anos 70, constatou que pessoas com quem temos relacionamentos mais distantes são bem mais suscetíveis a se esforçar e se movimentar para nos ajudar. Na maioria dos casos, elas se mostram muito empenhadas a nos dar suporte quando precisamos, abrindo portas quando necessário.

Isso mostra como é importante quebrarmos as barreiras da convivência e buscar indicações, dicas, ideias e oportunidades fora do nosso círculo social mais íntimo.

Ah, após se aproximar novamente dessas pessoas, mantenha esse contato quente. É bem desagradável só falar com alguém quando precisamos de algo. Não seja essa pessoa =P

Uma mão lava a outra

Bom, não adianta de nada você pedir ajuda às pessoas e quando elas precisarem, você ficar com má vontade para fazer o mesmo. Seja alguém que ajuda os amigos e que é sempre lembrado em momentos de necessidade.

Esteja em vários locais e converse

Fazer muitas atividades e estar em vários locais te permite conhecer muitas pessoas que fazem parte de muitas áreas profissionais. Mas não adianta de nada estar nesses lugares se você não se aproximar verdadeiramente das pessoas.

Mas não se aproxime com o intuito de saber apenas com o que elas trabalham. Fale sobre coisas em comum e construa relações sólidas e verdadeiras, com base no que de fato importa: criar conexões reais.

 

Indique pessoas de confiança

Valorize as pessoas competentes que você conhece e as indique para serviços quando puder. O networking nada mais é que uma rede em que os seus membros estão dispostos a ajudar uns aos outros em suas jornadas. Dessa forma todo mundo cresce junto. E da mesma maneira que você ajuda hoje, será ajudado amanhã.

Não seja negativo

Em qualquer tipo de relacionamento, ser uma pessoa negativa tende a afastar os outros. Reclamar de tudo o tempo todo, inclusive de outras pessoas, faz com que as pessoas não queiram ficar perto de você e não te olhem com bons olhos. Seja positivo, simpático e solícito com as pessoas. Dessa forma, será assim que você será lembrado por todos.

Pronto para colocar essas dicas em prática e alavancar sua carreira profissional? Que tal testá-las aqui no Hub Plural? =) 

Ah, caso você tenha alguma outra dica que não colocamos em nosso artigo, deixe um comentário.

 

veja também: