Hub Plural | blog | o que eu sei fazer? como se reinventar na pandemia

blog

O que eu sei fazer? Como se reinventar na pandemia

A pandemia do coronavírus veio, virou nosso mundo de cabeça pra baixo, nos trancou dentro de casa por tempo indeterminado e, como consequência, fez com que muitos perdessem seus empregos. Imagina só, perder sua fonte de sustento no meio de uma crise… é dureza. Mas, se tem uma coisa que a gente não deve fazer nunca, é se entregar.

Então, digamos que isso aconteceu. Primeiro vem o choque, afinal você não tava esperando por isso, em seguida vem a tristeza e a preocupação. E tudo bem, permita-se sentir cada etapa. Depois que passa esse momento, você se sente um pouco perdido, o que é normal também. Mas esse é o momento em que você precisa começar a analisar a situação com calma.

O que danado eu sei fazer?

No decorrer de nossas vidas, nós adquirimos muitas habilidades inúteis, mas aprendemos também muita coisa útil, que podem ser usadas perfeitamente para nos salvar nesses momentos. Muitas dessas coisas surgem como hobbies. Mas, por mais que sejam coisas que fazemos para passar o tempo e se divertir, elas podem, sim, virar negócios.

you got this

E aí, você deve elencar toda essa lista de habilidades que tem e classificar as que você faz melhor e sente mais prazer em fazer. Afinal, se a gente gosta de fazer algo, consequentemente vamos nos tornar bons naquilo. Feito isso, você analisa: o que eu sei fazer que eu posso transformar em um negócio?

E é aí que a mágica começa a acontecer.

Digamos que você toca muito bem violão. Por que não dar aulas de música? Muita gente tira seu sustento disso e, com o auxílio da internet, a divulgação dos seus serviços pode tomar proporções que você nem imagina. Ou, sei lá, vamos imaginar que você ama fazer bolos para comer com seus familiares. Você pode se aprofundar muito mais nessa tarefa, pesquisando receitas diferentes e vender.

tocar violão

E não se preocupe com estrutura, muita gente começa de baixo mesmo. Mas de uma ideia que surgiu para ser algo temporário num momento emergencial, o seu negócio pode se transformar numa grande empresa.

Fique de olho nos pequenos sucessos

Você conseguiu organizar uma festa de um familiar e recebeu muitos elogios? Sempre é elogiado por suas fotos criativas? Consegue explicar assuntos acadêmicos com facilidade? Sente facilidade em criar conteúdos, como artigos ou vídeos?

criar conteúdos

Preste muita atenção nesses detalhes. Às vezes nem nos damos conta, mas somos muito bons fazendo coisas que podem virar um negócio. A gente acaba negligenciando muitos talentos, por mais que sejamos sempre elogiados por ser bons naquilo. Faça uma pesquisa aí dentro do HD da sua mente, com certeza você encontrará algo nesse sentido.

Não se importe com quem não te apoia

Como em qualquer área/atividade/momento da nossa vida, sempre vão ter pessoas que irão te apoiar e te incentivar a continuar, e pessoas que irão ficar colocando barreiras, mostrando o lado ruim das coisas ou até mesmo zombando.

Sobre as pessoas do primeiro caso, fique por perto. Seja grato e sempre busque conselhos delas. Para as do segundo, afaste-se. Elas não querem o seu bem e nem torcem por seu sucesso. Muitas delas são frustradas e acabam descontando suas desilusões em você. Então, não sinta raiva nem nada do tipo, apenas afaste-se e deseje coisas positivas pra elas. Tudo o que vai volta.

E aí, pronto para virar o jogo nessa pandemia? Caso você tenha passado por essa experiência e tem alguma outra dica para compartilhar, deixe um comentário!

 

veja também: