Hub Plural | blog | aluguel comercial pode ser o pesadelo de um negócio?

blog

Por que um aluguel comercial pode ser o pesadelo de um negócio?

Muitas pessoas com o desejo de investir em um negócio próprio, acabam desistindo antes mesmo de começar a desenvolver a sua ideia. E isso tudo por um simples motivo: o alto custo do aluguel comercial de uma sala.

Felizmente, the dream is not over. Hoje em dia, já existe uma alternativa super descolada para esse problema. Você já ouviu falar do coworking?

Essa é uma tendência que vem crescendo nos últimos anos entre todo o público que precisa de um espaço para desenvolver o seu trabalho: profissionais autônomos, freelancers, empreendedores ou simplesmente pessoas com vontade de concretizar projetos. Entenda melhor:

O QUE É O COWORKING?

coworking é um espaço de trabalho colaborativo, em que diversos profissionais podem trabalhar de forma compartilhada. Ou seja, é um ambiente de trabalho que pode ser utilizado por várias pessoas simultaneamente, sem que cada uma delas precise recorrer ao aluguel de uma sala comercial.

O funcionamento de um coworking é bem simples. O profissional deve pagar um valor – que pode ser calculado por hora ou fazer parte de um plano semanal ou mensal – para utilizar o espaço de trabalho.

No local, ele tem à disposição toda a estrutura necessária para que possa executar o seu trabalho.

Os custos com aluguel, luz, água, internet, telefonia, manutenção do espaço e outras taxas, ficam por conta do proprietário da instalação.

Ou seja, você precisa apenas levar o material para desenvolver o seu trabalho e usufruir de um local com boas instalações, internet, banheiros, cafezinho, sala de reunião, entre outras comodidades.

QUAL É O FATOR DE SUCESSO?

Falamos que o coworking é, cada vez mais, uma opção utilizada pelos profissionais. Mas por que será que esses espaços de trabalho colaborativos fazem tanto sucesso? Veja só as principais razões:

AMBIENTE DE COMUNIDADE

Os espaços de coworking foram criados baseados em uma ideia de comunidade e sustentabilidade. Por que cada profissional deveria desperdiçar os seus recursos para trabalhar sozinho se todos juntos podem ter uma experiência ainda melhor?

As palavras-chave que podem ajudar a ter uma noção do ambiente que um coworking busca seriam: colaboração, comunidade, sustentabilidade, abertura e acessibilidade.

MENOS PREOCUPAÇÕES

aluguel comercial de uma sala e a instalação de toda a estrutura pode ser um processo bem complicado. Contrato de locação, reformas, compra de mobiliário, instalação dos equipamentos, reparos e manutenções.

Tudo isso pode acabar desviando o foco do que realmente importa, que é o desenvolvimento de um trabalho. E nisso os espaços de coworking acertam em cheio: você tem toda a estrutura necessária, basta sentar e trabalhar.

TROCA DE INFORMAÇÕES

Quando você passa o dia trabalhando em um coworking é inevitável a interação com diversos outros profissionais, o que é ótimo para trocar informações e experiências. Talvez você acabe encontrando bons parceiros, fornecedores ou, até mesmo, clientes.

A reunião de diversas pessoas empolgadas com os seus próprios projetos e com o desejo de construir algo bacana torna o ambiente muito produtivo para todos. É uma experiência que pode ir muito além do isolamento em uma sala comercial.

ESQUEÇA O ALUGUEL COMERCIAL

Além dos benefícios que acabamos de ver, a opção por um espaço de coworking também é positivo para as suas finanças. Afinal de contas, os custos com o aluguel comercial de uma sala são muito altos – podendo, inclusive, tornar um negócio inviável.

Por mais atrativo que possa parecer ter a sua própria sala comercial para desenvolver o seu trabalho, talvez essa não seja a melhor opção para você. Com tantos pontos positivos apontando para o coworking, pode ser uma boa ideia experimentar, não é mesmo?

Você já trabalhou em um coworking? Conhecia essa ótima alternativa para substituir o aluguel de uma sala comercial? Deixe o seu comentário!

 

veja mais: